Desembargador Erivan Lopes concorre a vaga de ministro do STJ

Erivan Lopes é o único indicado pelo TJ-PI para concorrer a vaga de ministro do STJ

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desembargador Erivan Lopes foi indicado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para concorrer a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Erivan é o único indicado do TJ-PI, o que mostra união e coesão em torno do seu nome na disputa no STJ.

Desembargador Erivan Lopes. Foto: Raíssa Morais

São duas vagas em disputa: a do ministro aposetnado Jorge Mussi e a da morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Ao todo, 59 nomes concorrerão aos cargos no STJ.

* Confira os 59 nomes na disputa por vaga no STJ

No dia 23 de agosto, o STJ realizará sessão para a escolha dos desembargadores que irão compor uma lista com quatro nomes a ser encaminhada ao presidente Lula. 

Cabe ao presidente a indicação dos dois nomes que, na etapa seguinte, serão encaminhados ao Senado para sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os indicados são nomeados e empossados como ministros do STJ.

O STJ é composto de, no mínimo, 33 ministros, que são nomeados pelo presidente entre brasileiros com mais de 35 anos e menos de 60 anos, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado.

3ª Vaga

Há, ainda, uma terceira vaga de ministro a ser preenchida no STJ, aberta com a aposentadoria do ministro Felix Fischer. Esta vaga, contudo, é reservada, pelo sistema de alternância, a um membro da Advocacia.

Para preencher essa vaga, o STJ aguarda o envio de uma lista sêxtupla elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para, posteriormente, transformá-la em lista tríplice e encaminhá-la ao presidente da República.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES