Hospitais geridos por Organizações Sociais são mais eficientes, diz TCU

No Brasil, dos 40 melhores hospitais públicos, 39 são geridos por OSS

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que hospitais geridos pela administração indireta no âmbito estadual, por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS), são mais eficientes. No Brasil, para se ter uma ideia, dos 40 melhores hospitais públicos, 39 são geridos por OSS.

O TCU avaliou a eficiência de unidades hospitalares a partir de dados objetivos de insumos, como número de leitos e quantitativo de pessoal alocado, e de resultados, como quantidades de procedimentos ambulatoriais e de internações.

De acordo com o levantamento, além dos insumos e resultados, a auditoria comparou as unidades hospitalares de acordo com a região do país, o vínculo com a administração pública (direto ou indireto) e a esfera federativa (municipal, estadual ou federal).

Diante dos resultados obtidos no levantamento, o TCU desenvolveu uma minuta de referencial básico de auditoria de eficiência das unidades hospitalares. Esse referencial vai fundamentar a escolha dos critérios para a realização de futuras auditorias de avaliação de desempenho dos hospitais.

O ministro Benjamin Zymler, relator do processo, disse que “trata-se de iniciativa promissora que deverá trazer resultados relevantes para o processo de gestão da saúde pública, com a identificação de gargalos produtivos e de boas práticas que possam ser replicadas por toda a rede hospitalar”. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Controle Externo da Saúde, do TCU.

Ministro Benjamin Zymler. Foto: DivulgaçãoPiauí

"Aqui no Piauí temos um grande exemplo de sucesso desse modelo de administração que é o nosso Ceir (Centro Integrado de Reabilitação)", lembrou o superindentende de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo. O Ceir é gerido pela Associação Reabilitar, mediante contrato com a Secretaria de Saúde do Estado.

Sede do Ceir em Teresina. Foto: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES