Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo PGE recebe dois novos mapas que reforçam tese do Piauí em litígio com Ceará

Os documentos são datados de 1828 e 1840 e foram autenticados pela Hand Couloured Engraving London.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em encontro realizado na última sexta-feira, 26 de abril, o advogado e escritor Nelson Nery Costa fez a doação de dois mapas históricos ao procurador-geral do Estado do Piauí, Pierot Júnior, e ao procurador-chefe da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente, Lívio Bonfim, que reforçam a tese do Piauí no litígio com o Ceará. Os documentos são datados de 1828 e 1840 e foram autenticados pela Hand Couloured Engraving London.

Nelson Nery Costa entrega mapas para PGE Piauí (Foto: Divulgação)SOBRE O LITÍGIO - O litígio em questão, que tramita desde 2011 no Supremo Tribunal Federal (STF), envolve uma extensão de aproximadamente 3.000km² e afeta diretamente sete municípios piauienses e 14 cearenses. O Piauí defende que a linha divisória entre os estados seja definida por marcos naturais, como estipula o Decreto Imperial de 1880 e o Convênio Arbitral de 1920, ambos utilizando a Serra da Ibiapaba como referência geográfica.

Leia Mais

A entrega dos mapas vem em um momento crucial, pois espera-se para maio de 2024 a divulgação de um laudo pericial pelo Exército Brasileiro, solicitado pela ministra Carmem Lúcia, relatora do processo no STF. Este relatório é visto como um elemento fundamental para fortalecer o posicionamento do Piauí na questão, reafirmando a validade dos acordos históricos que designam a fronteira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES