Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Queda de avião mata 87, incluindo toda equipe de box dos EUA

O acidente foi causado pela desintegração de um dos discos de turbina em um dos motores do avião, levando a uma falha no motor não acumulada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os 87 passageiros e tripulantes do voo LOT Polish Airlines 007, que caiu perto do Aeroporto de Okesie, na Polônia, em 14 de março de 1980, morreram. Entre os mortos, estava a cantora polonesa Anna Jantar, o etnomusicologista norte-americano Alan P. Merriam, seis estudantes polacos voltando para casa depois de uma conferência na AIESEC em Nova Iorque e um total de 14 integrantes da equipe de boxe amador dos EUA.

O acidente foi causado pela desintegração de um dos discos de turbina em um dos motores do avião, levando a uma falha no motor não acumulada. O disco da turbina mais tarde foi encontrado com defeitos de fabricação.

De acordo com os médicos que chegaram ao local, muitos passageiros aparentemente estavam dormindo quando o avião caiu, mas alguns deles - incluindo muitos dos boxeadores - estavam supostamente conscientes de que o avião estava prestes a explodir, pois eles seguravam seus assentos tão fortemente que, no impacto, os músculos e os tendões nos braços ficaram cortados. Alguns relatórios sugeriram que alguns dos boxeadores realmente sobreviveram ao acidente e se sufocaram no fosso, mas nenhuma evidência para isso foi apresentada.

Por coincidência irônica, no momento em que o "Kopernik" caiu, uma conferência sobre melhorias na segurança aérea foi realizada no Aeroporto de Okęcie, a menos de um quilômetro de distância do local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES