Aprovado para analista da Receita deve escolher local de atuação

Concurso ofereceu 750 vagas para analista tributário e 200 para auditor

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal divulgou no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (28) a distribuição de 700 vagas para o cargo de analista-tributário. O resultado final do concurso foi divulgado no último dia 26, com a relação dos candidatos habilitados e classificados até o número de vagas oferecido e a relação dos candidatos habilitados e classificados até o número máximo estabelecido no Anexo II do Decreto nº 6.944/2009.

Os aprovados deverão realizar, até 5 de março, as opções pelo preenchimento das unidades de exercício da Receita Federal, por meio de formulário próprio, disponível na página www.esaf.fazenda.gov.br. O formulário disponibilizado destina-se somente aos candidatos concorrentes para a área geral. Os candidatos concorrentes para a área de informática terão exercício nas unidades centrais, em Brasília, portanto, não haverá necessidade de esses candidatos enviarem o formulário.

A distribuição das vagas será feita, após a manifestação dos candidatos em formulário próprio, e observará, rigorosamente, a ordem de classificação no concurso.

Os candidatos aprovados devem optar por qual cidade eles querem atuar. O maior número de vagas é em São Paulo e Distrito Federal.

A distribuição das vagas por estados é a seguinte: 107 no Distrito Federal, 3 em Goiás, 13 em Mato Grosso, 35 em Mato Grosso do Sul, 3 em Tocantins, 9 no Pará, 22 no Amazonas, 13 no Acre, 24 em Rondônia, 15 em Roraima, 5 no Maranhão, 20 na Bahia, 1 em Minas Gerais, 5 no Rio de Janeiro, 300 em São Paulo, 27 no Paraná, 20 em Santa Catarina e 78 no Rio Grande do Sul.

Com a homologação do resultado final do concurso público, a validade do concurso passa a contar a partir do dia 26 e fevereiro. O prazo de validade do concurso é de 6 meses, prorrogável por igual período.

Os candidatos nomeados e empossados não terão sua lotação alterada por um período mínimo de 3 anos, salvo por concurso de remoção ou por interesse da administração.

Concurso

O concurso da Receita Federal oferece 950 vagas de analista-tributário e auditor-fiscal. Os salários são de, respectivamente, R$ 7.996,07 e R$ 13.600. Para participar da seleção, os candidatos deveriam ter nível superior em qualquer área.

Para as 750 vagas para analista-tributário foram 93.692 inscritos - para as 700 vagas na área geral foram 89.791 concorrentes (128,27 por vaga) e para as 50 vagas na área de informática foram 3.901 (78,02 por vaga). Do total, 712 são para ampla concorrência (88.100 inscritos) e 38 para deficientes (5.592 inscritos). Já para auditor-fiscal foram 26.313 inscritos para as 200 vagas (131,56 por vaga). Para as 10 reservadas para deficientes foram 441 inscritos. A abstenção nas provas foi de mais de 40%. As provas objetivas foram realizadas nos dias 22 e 23 de setembro.

Analista-tributário

A primeira etapa da seleção é composta por prova objetiva de conhecimentos gerais, prova objetiva de conhecimentos específicos e prova dissertativa. A segunda etapa engloba a sindicância da vida pregressa.

A prova de conhecimentos gerais cobrou as disciplinas de língua portuguesa, espanhol ou inglês, raciocínio lógico-quantitativa, direito constitucional e administrativo e administração geral. A prova de conhecimentos específicos geral teve questões de direito tributário, contabilidade geral e legislação tributária e aduaneira. Já a prova de conhecimentos específicos na área de informática teve perguntas de direito tributário, contabilidade geral e informática.

Auditor-fiscal

A primeira etapa é composta por prova objetiva de conhecimentos gerais, prova objetiva de conhecimentos específicos I, prova objetiva de conhecimentos específicos II e prova dissertativa. A segunda etapa é composta de sindicância da vida pregressa.

A prova de conhecimentos gerais teve questões das disciplinas de língua portuguesa, espanhol ou inglês, raciocínio lógico-quantitativo, direito civil, penal e comercial e administração geral e pública. A prova de conhecimentos específicos I cobrou as disciplinas de direito constitucional, direito administrativo, direito tributário e auditoria. A prova de conhecimentos específicos II teve perguntas de contabilidade geral e avançada, legislação tributária, comércio internacional e legislação aduaneira.

Últimos concursos

Os últimos concursos para analista e auditor foram realizados em 2009 e organizados também pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) - 77,9 mil disputaram 450 vagas de auditor e 81,3 mil se inscreveram para 700 vagas de analista.

Especialistas são unânimes em dizer que, devido ao conteúdo extenso de disciplinas e exigência de conhecimento aprofundado das matérias, a preparação para o concurso é de médio a longo prazo (mínimo de seis meses). Quem decidir se preparar agora deve avaliar os seus conhecimentos, a sua formação e o tempo disponível para estudo e estar ciente de que terá de competir com candidatos que vêm se preparando há anos.

A Receita Federal costuma chamar todos os aprovados no concurso. No concurso de 2009, foram chamados 225 aprovados a mais do que o número de vagas para auditor. No caso dos analistas, foram 25 aprovados a mais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES