Concurso do Ministério Público da União reúne 798 mil inscritos no Brasil

A concorrência por especialidade e unidade da federação deverá ser divulgada até o dia 9 de maio

Avalie a matéria:
|

O Ministério Público da União (MPU) informou que seu concurso para a área de apoio tem 798 mil candidatos inscritos, sendo 349 mil para o cargo de técnico-administrativo e 449 mil para analista processual. A concorrência por especialidade e unidade da federação deverá ser divulgada até o dia 9 de maio, quando o Cespe/UnB, organizador da seleção, deverá liberar em seu site o cartão de confirmação de inscrição, que informa horário e local de prova.

As avaliações do concurso serão aplicadas em 19 de maio em todas as capitais. A seleção é para 147 vagas imediatas, sendo 109 para técnico administrativo e 38 para analista processual. O órgão também formará cadastro de reserva, utilizável durante o prazo de validade, de dois anos, prorrogável por igual período.

Etapas - Os concorrentes às vagas de analista farão 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos, além de uma redação sobre o tema Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP, constante dos Conhecimentos Básicos. Esse exame ocorrerá pela manhã e terá quatro horas e meia de duração.

No turno da tarde, os técnicos terão três horas e meia para responderem a 50 questões sobre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Legislação Aplicada ao MPU e ao Conselho Nacional do Ministério Público, Noções de Informática, Ética no Serviço Público e Raciocínio Lógico) e 70 sobre Conhecimentos Específicos (Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Administração e Administração de Recursos Materiais).

Dicas - Com pouco mais de um mês para as provas, o professor de Direito Constitucional Rodrigo Menezes, do curso Concurso Virtual, orienta que os candidatos resolvam o maior número de exercícios da disciplina que tenham sido elaborados pelo Cespe/UnB, organizador.

?Isso é fundamental. O candidato tem que treinar, mas exercitando e vendo questões que o levem a compreender o pensamento da banca, como ela formula as questões, quais são as suas características. Com isso, ele também treinará no sistema de ?certo e errado?, que é como o Cespe aplica as suas questões?, disse.

Rodrigo também fez uma breve avaliação das características das provas de Direito Constitucional do Cespe/UnB. "Dificilmente será cobrado o texto da Constituição no sentido literal. O Cespe exige do candidato não só saber o que está escrito na Constituição, mas interpretá-la?.

Para o professor, os candidatos devem estudar todos os tópicos, uma vez que o Cespe/UnB não deve concentrar as questões em apenas uma parte do programa. Apesar disso, ele frisou que é preciso ter atenção com as funções essenciais à Justiça, em especial a parte do Ministério Público na Constituição, do 127 ao 130-A , que será base para a matéria de Legislação aplicada ao MPU.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES