Concursos federais voltam em 2018; veja como sair na frente

Os concursos federais voltarão a ser autorizados em 2018

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao longo de todo este ano – e desde sempre – se comenta sobre a necessidade de seguir estudando, mesmo quando não há um bom edital em vista. Esse tempo é o que define, basicamente, quem será aprovado. Sim, porque, depois que as notícias de um bom concurso começam a ser divulgadas, uma quantidade enorme de pessoas já começa a se preparar. A partir daí, torna-se mais difícil ganhar uma dianteira significativa.

Há alguns dias, o ministro do planejamento declarou: os concursos federais voltarão a ser autorizados em 2018. Sabíamos que alguma hora isso teria de acontecer, ou determinadas atividades de responsabilidade do governo seriam inviabilizadas.

Eu não sei o que você fez durante o ano de 2017, se você ficou desanimado com as más notícias e com a baixa perspectiva de concursos federais. Tomara que não. Tomara que você tenha lido a gente aqui e percebido que outros concursos continuaram a acontecer. Tomara que você tenha entendido que quem resolve fazer concursos públicos não para nunca mais, até ser aprovado e tomar posse.

De todo jeito, ainda que você tenha sido contaminado pelo desânimo, se ainda tem planos de seguir a carreira pública, retome ou inicie os estudos agora, já, imediatamente. Não espere mais nada, ou correrá o risco de ficar embolado com todo mundo quando sair um bom edital. E as chances de aprovação podem se tornar muito reduzidas.

Estudar sem edital 

Não se sabe quais concursos federais serão autorizados, mas é possível estudar mesmo sem essa informação. Até porque a minha sugestão não é que você estude para um edital, mas para uma quantidade maior de oportunidades.

Para fazer isso de forma produtiva, é preciso usar uma estratégia adequada: você vai estudar para concursos que sejam parecidos, e que cobrem mais ou menos as mesmas matérias. Você escolhe uma área de concursos e aproveita a mesma preparação para diversos editais, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

Como artifício válido para ajudar a manter o ritmo, você pode imaginar que vai sair um bom concurso daqui a alguns meses – escolha uma data fictícia, para ajudar. Assim, não há tempo a perder, porque, quando o edital for mesmo publicado, seria muito ruim sofrer o arrependimento por não ter estudado a sério enquanto havia tempo.

O estudo deve começar pelas matérias comuns a esse grupo de concursos. Sempre haverá alguma disciplina que cai somente em um ou em outro, e essas devem ser deixadas para depois. Se você conseguir adiantar bastante o aprendizado em relação às disciplinas comuns, terá algo em torno de 70 a 80% do conteúdo de vantagem em relação a quem começar a estudar quando sair um edital.

Além disso, as matérias específicas são, muitas vezes, a legislação do órgão ou outro conhecimento não muito complexo para ser apreendido. Ainda que seja cobrada também uma matéria mais complicada, você terá tempo para dedicar a essa parte, porque o resto já terá sido estudado e, se houver bastante dedicação e antecedência suficiente, estará bem sedimentado – você só vai precisar revisar tudo no período entre o edital e a prova.

Mais um benefício de se preparar dessa forma: ainda que a aprovação não venha no primeiro concurso, a cada novo edital você terá melhores condições, porque segue aprofundando o mesmo grupo de matérias comuns. Por isso não vale a pena trocar de estilo de concurso a cada novo edital - você estaria desprezando o conhecimento adquirido, e se juntando aos milhares de pessoas que começaram a estudar para aquele concurso, indo para o fim da fila, junto com todo mundo.

Para ajudar na motivação, veja alguns dos concursos federais que precisam (e devem) ser autorizados, seja pelo tempo decorrido desde o último concurso, seja pelo déficit de funcionários:

- Receita Federal

- Polícia Federal

- Polícia Rodoviária Federal

- Banco Central

- Ministério do Trabalho

E lembre-se que também as outras unidades da federação continuam realizando concursos, alguns muito bons. Então, prepare-se bem, porque só os melhores pegarão as vagas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES