Edital para concurso da Guarda Municipal deve sair até final do semestre

Concurso deverá ofertar 230 vagas para a Guarda Municipal

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina irá criar um grupo de trabalho para discutir a implantação de uma estrutura administrativa que será responsável pela Guarda Municipal de Teresina. A expectativa é de que o edital do concurso público para preenchimento das vagas seja lançado até o final do primeiro semestre deste ano.

O secretário municipal de Governo, Charles da Silveira, explicou que o Grupo de Trabalho será comandado pelo suplente de vereador, delegado Samuel Silveira, que ficará responsável por apresentar uma estrutura organizacional da pasta. “A ideia é criar a Secretaria de Defesa Social, que deverá ser responsável pela Guarda Municipal, Defesa Civil, Assistência Militar e pelos conselhos de proteção social”, observou.

A proposta é agilizar os trabalhos para que a Prefeitura de Teresina possa encaminhar ao Poder Legislativo o pedido de autorização para a criação da estrutura administrativa para que o concurso possa ser realizado já no segundo semestre deste ano. “A Câmara Municipal aprovou a nossa proposta de Lei Orçamentária onde incluímos recursos para a Guarda Municipal, com 230 vagas autorizadas por lei”, destacou.

Charles Silveira ressaltou que o papel da Guarda Municipal é garantir a proteção ao patrimônio público, tais como hospitais, escolas, praças públicas. “O objetivo é garantir a proteção ao patrimônio público, até porque, constitucionalmente, segurança pública é dever do Estado. A Guarda Municipal não tem função de policiamento ostensivo e segurança da população, mas, inevitavelmente ao termos os guardas nesses locais, conseguiremos passar a sensação de maior segurança para os teresinenses”, observou o secretário.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES