'Enem dos concursos' tem número recorde de inscritos, diz governo

Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) alcançou a marca de 1,7 milhão de inscrições nesta quarta-feira (7)

'Enem dos concursos' tem número recorde de inscritos, diz governo | Rovena Rosa/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O "Enem dos concursos", segundo o governo federal, estabeleceu um novo recorde como o maior concurso da história do país em termos de inscrições, com um total de 1,7 milhão de candidatos registrados até esta quarta-feira (7), conforme anunciado pelo Ministério da Gestão, responsável pelo certame. 

O prazo para inscrições permanece aberto até sexta-feira (9). Em comparação, o Enem tradicional, voltado para ingresso em universidades, recebeu 3,9 milhões de inscrições em sua última edição, refletindo um aumento de 13,1% em relação a 2022. 

Em outras seleções, como a Fuvest, houve 110 mil inscritos, e na Unesp, 67 mil. Com o novo formato proposto para este ano, os candidatos terão a oportunidade de concorrer a diversas vagas no serviço público através de uma única prova, com o pagamento de apenas uma taxa de inscrição.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Segundo o Ministério da Gestão, o objetivo do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é fomentar a igualdade de oportunidades no acesso aos cargos públicos efetivos da administração pública federal. 

Estão disponíveis 6.640 vagas, abrangendo níveis médio e superior, distribuídas entre 21 órgãos federais. Os candidatos aprovados serão designados para trabalhar em diversas cidades em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Alguns cargos requerem formações específicas, enquanto outros estão acessíveis a candidatos graduados em qualquer área de conhecimento. Os salários iniciais podem chegar a até R$ 22,9 mil. 

Adicionalmente, dentro do total de vagas para cada cargo, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs), enquanto 20% serão destinadas a pessoas negras. Na Funai, 30% das oportunidades serão direcionadas para indígenas. As provas estão agendadas para o dia 5 de maio em 220 cidades por todo o Brasil, o que significa que, conforme afirmou a ministra Esther Dweck, 94% dos brasileiros residem a até 100 km de um local de aplicação de prova. A responsabilidade pela organização do concurso é da Fundação Cesgranrio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES