Saiba como se preparar quando edital do concurso já foi publicado;veja dicas

Candidato deve escolher uma área para aumentar chances de aprovação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos primeiros três meses deste ano já tivemos concurso para Banco do Brasil, Caixa Econômica, Polícia Federal e Ministério da Fazenda, com prova em 27 de abril, somente para citar alguns dos concursos de nível médio. Além disso, as notícias sobre o concurso dos Correios estão esquentando.

No mesmo período, ainda foram publicados os editais de concurso da Receita Federal, Prefeitura de São Paulo (ambos da área fiscal) e Petrobras. Na semana passada, foram autorizadas 600 vagas para agente da Polícia Federal, cujo edital deve ser publicado em até seis meses, ou seja até setembro deste ano.

Com tantos e tão bons concursos saindo, é muito importante o candidato saber o que fazer a cada novo edital publicado, para não ficar tentando agarrar todas as oportunidades e, no fim das contas, deixá-las todas escaparem.

Manter o foco

A primeira pergunta a ser feita é: esse edital é da minha área de interesse? Eu já estava estudando essas matérias?

Por melhor que sejam as oportunidades, se você vai sair do zero, estará no fim de uma fila e as chances são pequenas em relação aos que já vinham se preparando. E corre o risco de daqui a pouco sair um edital da sua área, e você estar fora da sua fila, envolvido em uma tarefa com pequena probabilidade de sucesso.

Mas, se o concurso for da área para a qual você já estava se preparando, a segunda pergunta é: já vi boa parte do conteúdo? Caso contrário, vamos cair na situação acima. Claro que é possível dar uma arrancada entre o edital e a prova, e isso pode ser útil para alavancar o estudo. Desde que, caso não seja aprovado, o candidato siga estudando para estar em melhores condições na próxima oportunidade.

De toda forma, é importante observar, com isenção, se não seria mais produtivo deixar o edital passar para se preparar com qualidade para o seguinte. De modo geral, o candidato fica ansioso e quer participar de qualquer jeito, contando um pouco com a sorte. É uma decisão pessoal.

Todo o tempo do mundo

Se preparação para concurso é uma maratona, o período entre o edital e a prova é corrida de velocidade. É um prazo relativamente curto ? não passa de dois meses ? e todas as forças devem ser concentradas para aumentar as chances de aprovação.

Assim, é o momento de adiar tudo o que não estiver relacionado ao estudo (exceto o que realmente for importante ou urgente), delegar tarefas e, se o candidato estiver trabalhando e for possível, tirar férias para aumentar o número de horas de estudo.

Mesmo nesse período o equilíbrio é importante para que o candidato não fique exausto e perda qualidade no estudo.

Reprogramar

A publicação do edital muda completamente a dinâmica de estudo. Antes do edital, o candidato estuda todas as disciplinas, aprofundando aos poucos e lapidando o conhecimento com calma. Edital publicado significa que nem sempre haverá tempo para o candidato ficar pronto, por isso é preciso ter uma boa estratégia para saber o que e como estudar até o dia da prova.

A primeira providência é examinar atentamente o edital para saber se há matérias ou tópicos novos e que nunca foram estudados. Atenção, porque muitas vezes os assuntos de uma disciplina ficam sob o título de outra (por exemplo, matemática financeira no tópico de matemática) e em alguns casos o nome da disciplina é mantido, mas o conteúdo cobrado sofre muitas alterações.

Por outro lado, assuntos que estavam na programação de estudo podem ter sido excluídos do novo edital e deve ser abandonados pelo candidato.

Depois disso, é preciso contar o número de dias e semanas até a prova e fazer uma nova distribuição de tempo pelas disciplinas. Matérias que já foram bem estudadas devem ser apenas revisadas pelo material previamente elaborado. Disciplinas específicas ou surpresas do edital ? tópicos ou matérias inteiras que tenham sido incluídas ? têm prioridade de tempo, porque são novidade para o candidato. O mesmo acontece com matérias em que o candidato ainda tenha muita dificuldade.

Outros fatores que interferem no tempo a ser dedicado a cada disciplina até a data da prova são: o número de pontos que ela representará na prova, se virá isolada ou agrupada com outras e a pontuação mínima exigida para que o candidato não seja eliminado.

Provas anteriores da banca

Mesmo que não dê tempo para estudar tudo, é essencial que o candidato resolva provas de concursos anteriores da banca organizadora do concurso. Isso dá uma referência de como o conteúdo é cobrado, do tipo de questões que a instituição costuma fazer e dos assuntos mais frequentes.

Com essas informações, o candidato pode trabalhar as arestas e ficar mais seguro no dia da prova, o que é uma vantagem relevante.

Requisitos e local das vagas

Nunca é demais lembrar que o edital deve ser lido integralmente, para que o candidato conheça exatamente as regras do seu concurso e não tenha surpresas depois.

Nesse sentido, são informações básicas para que o candidato decida se deseja e pode participar daquele concurso: o número e o local das vagas (ou se não há vagas imediatas e o concurso é para cadastro de reserva), os requisitos necessários para o cargo, a remuneração oferecida e as atribuições que terá, caso seja aprovado.

Retorno à maratona

Caso o resultado da prova não seja favorável, o candidato deve voltar aos estudos - em ritmo de maratona outra vez - para melhorar a preparação e estar pronto para um novo edital.

Mesmo que tenha sido aprovado, pode ser interessante seguir estudando para manter a excelência e ser aprovado em novas oportunidades. Isso porque o prazo de validade dos concursos pode ser longo (dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois) e cabe à administração decidir quando convocar o candidato. Assim, quanto mais aprovações, maiores são as chances de se tornar logo um servidor público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES