Covid-19 em crianças: veja quais são os sintomas

De acordo com dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe), foram registradas mais de 23 mil novas internações de crianças

Avalie a matéria:
Criança com Covid-19 | Tchélo Figueiredo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que riscos a Covid-19 traz para as crianças? No primeiro ano de pandemia esse grupo não preocupava tanto e estava  e não era incluído nos testes das vacinas. No entanto, de acordo com dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe), foram registradas mais de 23 mil novas internações de pacientes pediátricos.

Cresce número de internações de crianças com Covid-19 (Foto: Tchélo Figueiredo)

Segundo o infectologista, pediatra e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), Marco Antonio Iazzetti, a maioria delas apresentam sintomas leves parecidos com um resfriado. Em alguns casos há a manifestação de febres altas acompanhadas de vômito, diarreia e sensação de cansaço.

Diferente dos adultos, a maioria das crianças tem um quadro leve ou moderado. Existem algumas explicações para isso. Uma delas é de que as crianças possuem menos "portas de entrada" para o vírus em seu organismo. E a outra é que a resposta imunológica não é muito agressiva.

"Por se tratar de um vírus em que não há um tratamento específico, existem antivirais, analgésicos e antitérmicos que podem ser utilizados em casos de temperaturas do corpo mais elevadas do que o normal". Além disso, quando o paciente vai até o hospital é recomendada a inalação, hidratação com soro fisiológico e em alguns casos a internação", explica.

Medidas de prevenção

Vale lembrar que as medidas de prevenção também são necessárias nessa faixa etária, como manter o distanciamento social de dois metros, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel, desinfetar as superfícies e objetos que são utilizados com maior frequência, evitar tocar os olhos, boca e o nariz, utilizar máscara, desde que maiores de dois anos e com supervisão frequente dos pais.

O infectologista ressalta ainda que o adulto não deve ficar com o rosto muito próximo da criança ao do adulto. Exceto as mães em fases de amamentação, uma vez que o leite materno é benéfico e pode até mesmo prevenir contra a Covid-19.  Se a mãe tiver com algum sintoma, ainda que leve, o ideal é amamentar com o uso da máscara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES