W.Dias vai encaminhar à Anvisa pedido de validação da vacina Pfizer

O governador do Piauí, na posição de presidente do Consórcio Nordeste, pedirá à Anvisa que autorize o uso da vacina no Brasil.

Avalie a matéria:
W. Dias | Divulgação

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, vai encaminhar à Agência Nacional de Vigilância Santiária (Anvisa) o pedido de validação da vacina Pfizer após a FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, emitir um documento confirmando a segurança e eficácia da vacina contra a Covid-19, na última terça-feira (08).

CLIQUE AQUI E VEJA O DOCUMENTO.pdf

O relatório detalha as informações sobre a eficácia da vacina BNT162b2, desenvolvida pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, confirmando a eficácia de 95% da vacina, cerca de sete dias após a aplicação da segunda dose.

O governador do Piauí, na posição de presidente do Consórcio Nordeste, pedirá à Anvisa que autorize o uso da vacina no Brasil, conforme previsto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a “Lei Covid”, na qual vacinas contra a Covid-19 que conseguirem registros em agências internacionais deverão ser liberadas para uso emergencial no Brasil.

Governador pedirá a Anvisa que autorize o uso da vacina no Brasil - Foto: Divulgação

“Vou encaminhar pelo Consórcio Nordeste e Fórum Nacional dos Governadores o pedido de validação da vacina Pfizer na forma da legislação para posição em 72 horas”, afirmou Wellington Dias.

Assim, a Anvisa terá 72 horas para se manifestar sobre essa liberação. Se o prazo acabar e não houver manifestação por parte da Anvisa, a autorização excepcional fica concedida.

Em conjunto, a legislação atual permite que os estados importem e distribuam vacinas contra a Covid-19 que ainda não tenham sido registradas pela Anvisa. Para tanto, o imunizante precisa do registro em alguma das seguintes agências reguladoras de saúde: Estados Unidos, Europa, Japão ou China.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES