14 de Fevereiro de 2046: Asteroide pode bater na Terra daqui a 23 anos

O asteroide 2023 DW é um dos três únicos objetos que atualmente têm valor na escala de Palermo acima de -3 (aparece como -2,17 no site da ESA).

Avalie a matéria:
Asteroide na Terra | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O asteroide 2023 DW foi descoberto pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos EUA no final de fevereiro deste ano e, para surpresa dos cientistas, ele tem uma pequena chance de colidir com a Terra em 2046.

A rocha espacial possui 50 m de diâmetro – aproximadamente o tamanho de uma piscina olímpica – e leva 271 dias para orbitar o Sol. Ele deve chegar a 2.776.537 km de distância do nosso planeta – equivalente a cerca de sete vezes a distância da Lua.

Asteroide pode bater na Terra daqui a 23 anos (Imagem reprodução)

Citada pela emissora pública americana NPR, a Nasa diz que, depois que um novo asteroide é descoberto, “são necessárias várias semanas de análises de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas no futuro”.

Mas qual a chance de o 2023 DW atingir a Terra daqui a 23 anos? A estimativa atual da agência espacial é que o objeto possui uma chance em 560 de colidir com nosso planeta. Na prática, o risco de colisão é de apenas 0,18%. Portanto, existem 99,82% de chance de o asteroide passar de forma segura por nossa órbita.

Asteroide pode bater na Terra daqui a 23 anos (Imagem reprodução)

O asteroide 2023 DW já encabeça a “lista de risco” da Agência Espacial Europeia (ESA), de acordo com a emissora americana. Essa lista é formada por 1.450 objetos próximos à Terra que possuem probabilidade de impacto acima de zero.

Mesmo que a rocha espacial descoberta em fevereiro atingisse nosso planeta, não deve causar um evento de proporções cataclísmicas. Objetos de tamanho semelhante já atingiram a Terra antes, incluindo o impacto de cerca de 50.000 anos atrás que deixou a famosa cratera de meteoro no atual estado do Arizona, nos EUA.

E em 1908, no chamado “Evento de Tunguska”, uma rocha semelhante destruiu 80 milhões de árvores na região da Sibéria, na Rússia.

Asteroide pode bater na Terra daqui a 23 anos (Imagem reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES