Avião declara emergência e faz pouso forçado em Portugal

Depois de alguns minutos, a aeronave conseguiu pousar

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O voo KZR 1388, da da Air Astana, declarou emergência no momento de aterrissar em Lisboa, na tarde deste domingo (11). Depois de alguns minutos, a aeronave conseguiu pousar no aeroporto de Beja, a 177 km da capital lisboeta. "Falha crítica nos sistemas de navegação e controle de voo", disse à Lusa um funcionário da aeronáutica.

O avião decolou de Alverca (31 km de Lisboa) às 13h21 (11h21 em Brasília) e tinha como destino Minsk, capital da Bielorrúsia. Segundo a mesma fonte, o aparelho, um Embraer, esteve fazendo manutenção nas oficinas da Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA).

Durante a emergência, as autoridades chegaram a equacionar a possibilidade de a aeronave fazer um pouso no rio Tejo, mas as condições atmosféricas não permitiram.

A mesma fonte disse à Lusa que o piloto foi recuperando com o tempo alguns dos instrumentos que tinham falhado, o que lhe permitiu aterrissar em Beja.

O avião pousou às 15h28 (13h28 em Brasília) na pista 19 do aeroporto de Beja, à terceira tentativa, depois de ter borregado (termo técnico da aviação para designar tentativas frustradas de aterrissagem) duas vezes. Segundo a mesma fonte, "a aterrissagem correu bem".

Antes de pousar, o avião sobrevoou a região de Santarém e o Alentejo, fazendo uma trajetória irregular e descrevendo vários círculos no ar. De acordo com uma informação transmitida à Lusa antes, o avião transportava apenas a tripulação, composta por seis pessoas. Com informações da Lusa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES