Cientistas israelenses recriam 'cerveja dos faraós' de 5 mil anos

Os pesquisadores informaram que essa foi a primeira vez que a levedura foi utilizada para recriar uma cerveja.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, anunciaram nesta semana que conseguiram recriar uma cerveja semelhante à que os faraós consumiam há cinco mil anos.

De acordo com a revista “Mbio”, o primeiro passo dos pesquisadores foi extrair levedura de jarros antigos feitos de terracota encontrados em sítios arqueológicos, com mais de três e cinco mil anos.

Os pesquisadores informaram que essa foi a primeira vez que a levedura foi utilizada para recriar uma cerveja.

A bebida, que possui 6% de teor alcoólico, foi degustada por jornalistas e outros cientistas.

“Quando obtivemos esta cerveja, nos sentamos em volta de uma mesa, bebemos-a e brindamos. Então eu disse, tudo vai ficar bem ou todos estaremos mortos em cinco minutos. Sobrevivemos e estamos aqui para contar esta história”, explicou o pesquisador Aren Maeir.

“A maior surpresa foi descobrir que as colônias de leveduras haviam sobrevivido nos navios de milhares de anos atrás e que elas nos permitiram criar uma cerveja que era como a que os antigos egípcios e filisteus bebiam”, apontou Ronen Hazan, um dos líderes do estudo.

A cerveja era a bebida favorita dos egípcios, ela tinha um significado religioso e de cura, sempre sendo consumida durante as refeições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES