Dia Mundial do Doador de Sangue: apenas 1,4% dos brasileiros faz a doação

A doação de 450 ml de sangue pode salvar, em média, 4 vidas. Essa quantidade corresponde a uma bolsa de sangue.

Avalie a matéria:
doação de sangue | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que tem como principal objetivo conscientizar a população quanto a necessidade de realizar a doação nos hemocentros espalhados pelo país.

A data foi escolhida pelos órgãos de saúde por se tratar de um período de temperaturas mais baixas, que coincide com o feriado de Corpus Christi (16)

Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os países devem ter entre 3% a 5% de doadores em relação ao número total da população. Todavia, segundo os dados de um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, no Brasil esse percentual é de apenas 1,4%.

Doação de sangue ajuda a salvar muitas vidas. (Foto: Pixabay)

De acordo com Nelson Tatsui, hematologista do HC-FMUSP e diretor-técnico do Grupo Criogênesis, referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco e gel de plaquetas, os bancos de sangue tendem a diminuir neste período do ano e que, por isso, é ainda mais importante incentivar a doação.

Leia Mais

“No Brasil, cerca de 3,5 milhões de pacientes necessitam de transfusões de sangue por ano. A campanha acontece nesse período, para incentivar e fortalecer as ofertas, visto que a falta de estoque em um hospital é capaz de cancelar cirurgias e colocar a vida das pessoas em perigo”, enfatiza.

“É uma maneira de sensibilizar e estimular quem já doou a se lembrar da relevância de retornar aos hemocentros para realizar a contribuição ou para incentivar pessoas a efetuarem a primeira doação neste período do ano.”

O especialista ressalta ainda que a doação de sangue é um ato rápido e solidário que pode salvar a vida de pessoas que necessitem de uma transfusão imediata.

“É possível salvar vidas de pessoas, que passaram por intervenções cirúrgicas ou que estão em algum tratamento, como o paciente hematológico ou transplantado, e precisam de transfusão invariavelmente imediata”, complementa.

A doação de 450 ml de sangue pode salvar, em média, 4 vidas. Essa quantidade corresponde a uma bolsa de sangue.

No Brasil, pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem fazer a doação nos hemocentros. Contudo, é preciso ainda seguir outras regras.

“Para os menores de 18 anos é preciso o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, o candidato precisa já ter realizado o procedimento antes de completar 60 anos. É preciso também pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde.”, conclui Nelson Tatsui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES