Escócia é 1º país do mundo a incorporar ensino LGBTI nas escolas

O anúncio foi confirmado pelo governo escocês.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Escócia vai se tornar o primeiro país do mundo a incorporar o ensino LGBTI no currículo escolar. Descrito como um momento histórico por ativistas e defensores da diversidade, a medida prevê o ensino da luta pelos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e interssexuais.

O anúncio foi confirmado pelo governo escocês, que aceitou recomendações propostas por um grupo de trabalho liderado por uma campanha de educação inclusiva, a Time for Inclusive Education (TIE).

Os temas relacionados com os LGBTI visam combater o bullying e a discriminação e se integram ao currículo de todas as escolas estaduais. De acordo com o TIE, nove em cada dez escoceses LGBTI passou por alguma situação homofóbica dentro das escolas. Cerca de 27% das pessoas tentaram suicídio.

“Trata-se de uma vitória monumental para nossa campanha e um momento histórico para o país. A implementação da educação inclusiva LGBTI é inédita no mundo. Em um tempo de incertezas, a medida envia uma mensagem clara para jovens LGBTI. Vocês são valorizados nas Escócia”, celebrou  Jordan Daly, co-fundador do TIE.

O entendimento da importância da educação inclusiva derruba preconceitos históricos. Três décadas depois, a chamada seção 28 chega ao fim. A lei foi instaurada em 1988, proibindo o que era visto como “promoção da homossexualidade no Reino Unido”.

John Swinney, chefe de gabinete do primeiro-ministro, acredita que a Escócia tenha dado mais um sinal de que é “o país mais progressista da Europa para a equidade de direitos. Estou maravilhado com o anúncio. Somos o primeiro país do mundo pensando a inclusão LGBTI”.  

O avanço não é à toa. A Escócia goza das melhores leis protetivas para a comunidade LGBTI em toda a Europa. Mesmo que tenha descriminalizado a homossexualidade 13 anos depois de Inglaterra e País de Gales. Em 2016, seis líderes partidários no parlamento eram abertamente lésbicas, gays ou homossexuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES