Konjac: um tubérculo que é zero carboidrato

Nutricionista explica a importância dessa raiz vegetal que traz muitos benéficos a saúde.

Konjac tem baixa caloria e pode ser consumido por todos | Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já ouviu falar em Konjac? A planta konjac, é um vegetal usado no Japão, China e sudeste da Ásia há séculos. E tem se tornado popular por suas propriedades nutritivas e, mais que isso, por ajudar na perda de peso.

Konjac é uma raiz vegetal. Se parece muito com a batata. Contém uma fibra solúvel chamada glucomanano (GM). O GM é uma fibra alimentar solúvel, fermentável e altamente viscosa. Interessante observar que esta fibra é conhecida por absorver água para formar um material semelhante a um gel. É assim que  retarda a digestão, diminuído a fome.

O GM é tradicionalmente usado na medicina chinesa e tem sido associado à prevenção da constipação, perda de peso, diminuição dos níveis de colesterol e controle da glicemia pós-prandial. Ela está disponível na forma suplemento (em cápsula), gelatina vegana, espessante ou emulsificante ou pode ser seco e usado como farinha para produção de macarrão.

Konjace tem baixa caloria e já agrada brasileiros/reprodução

O macarrão é feito de glucomanano (GM), a fibra que vem da raiz da planta e água. Eles também são muito baixos em calorias e não contêm carboidratos digeríveis.

Além disso, a fibra GM funciona como um prebiótico. Ela nutre as bactérias que vivem no cólon, também conhecida como microbiota.No cólon, as bactérias fermentam as fibrasformandoácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Estes AGCC são importantes pois são o combustível respiratório dos colonócitos, que podem ser benéficos para prevenir e tratar inúmeras patologias dentre elas doenças inflamatórias intestinais, efeitos antitumorais, anti-hiperglicemiante, suporte para função imunológica e perda de peso.

A perda de peso é atribuída a fibra glucomanano (GM), que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo sensação de saciedade por mais tempo. O GM tem uma capacidade excepcional de absorver água e é uma das fibras dietéticas conhecidas mais viscosas. Ele absorve tanto líquido que uma pequena quantidade de GM adicionada a um copo de água transforma todo o conteúdo em um gel. Acredita-se que essas propriedades únicas medeiam seus efeitos na perda de peso.

Fibras mais que saudáveis para o organismo/Istock

Fibras

Além disso as fibras prebióticas (FP) são carboidratos não digeríveis que promovem o crescimento de bactérias benéficas no intestino (lactobacilos e bifidobactérias), que podem beneficiar a obesidade e comorbidades associadas, melhorando a disbiose intestinal, pois o intestino é um órgão enteroendócrino ativo que secreta vários hormônios em resposta ao estímulo alimentar ou à falta de alimento. Os alimentos ingeridos podem alterar a expressão desses hormônios que, por sua vez, atuam no cérebro para sinalizar fome ou saciedade.

Isso é importante devido à necessidade de aprimorar nossa compreensão de como as nossas escolhas alimentares podem modificar positivamente a microbiota intestinal e melhorar os resultados da perda de peso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES