Mau humor constante pode ser doença. Entenda a distimia

Sintomas da distimia podem fazer com que a condição seja confundida com a depressão, dificultando e atrasando o diagnóstico correto.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alterações no sono e no apetite, humor deprimido, falta de energia, desesperança, baixa autoestima e dificuldade na concentração. Os sintomas podem parecer característicos de um quadro de depressão, mas podem indicar outro problema: a distimia. De acordo com o psiquiatra Elton Kanomata, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, a proximidade dos sintomas faz com que o problema demore alguns anos até ser identificado. Com informações do R7.

"A distimia é uma alteração de humor que tem uma duração de pelo menos dois anos e se manifesta de maneira silenciosa e devagar, tornando isso parte da pessoa. Com a falta de prazer e a falta de ânimo, muitas pessoas encaram a pessoa como mal humorada ou ranzinza, sem pensar que isso é uma doença", afirma Kanomata.

Estar irritado o tempo todo pode causar depressão. Imagem/Freepik

Segundo o psiquiatra, a distimia se difere da depressão em sua intensidade nos sintomas e no quanto seus sintomas afetam a vida social e psíquica desse paciente, seja em momentos de crise, ou não. Entre outros sentimentos que a pessoa que tem distimia pode apresentar estão a sensação de inadequação, isolamento, culpa, preocupação com o passado, raiva excessiva e diminuição da produtividade.

"Esses pacientes têm maior dificuldade em iniciar ou manter um relacionamento por conta dessa falta de prazer e interesse, pelo mau humor, pela falta de autoestima e, com isso, acabam se isolando", explica o psiquiatra. 

Estar irritado o tempo todo pode causar depressão. Imagem/Freepik.

Kanomata afirma que a distimia não deve ser confundida com a depressão. "O humor deprimido não é exclusivo dessa doença. Outros transtornos psiquiátricos também apresentam o humor deprimido, mas o que diferencia é a intensidade, o modo e a rapidez com que se manifesta", explica.

A distimia pode se apresentar ainda na infância ou na adolescência, sendo que a maioria dos casos ocorre antes dos 25 anos. A prevalência da distimia é de 3% a 6% na população geral, e mulheres são até três vezes mais propensas a desenvolver o problema, quando comparadas aos homens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES