Navio naufragado com objetos valiosos é descoberto na Grécia

Achado indica que, há 1,8 mil anos, região foi importante centro de navegação de troca cultural da Antiguidade até a Idade Moderna; veja imagens dos itens encontrados

Avalie a matéria:
mergulho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A descoberta de um navio romano naufragado por volta dos séculos 2 e 3 d.C na ilha de Kasos, no extremo sul do Mar Egeu, na Grécia, foi anunciado por mergulhares e arqueólogos marinhos nesta semana. A embarcação foi encontrada ainda com cargas, em grande parte composta por ânforas — vasos antigos com alças — de estilo espanhol e africano.

A exploração foi comandada pelo Ministério da Cultura e dos Esportes da Grécia em parceria com o Instituto de Pesquisa Histórica do Instituto Nacional grego, e realizada entre o meses de setembro e outubro de 2020.

Ministerio da Grécia (Fotos: divulgação)

Os arqueólogos estimam a idade do navio a julgar pelo conteúdo da carga. A recente descoberta, aliada a outros achados na região, ajuda os cientistas a entender como era feito o comércio internacional no Mediterrâneo há 1,8 mil anos — especialmente em uma região importante como essa, que levava ao Oriente Médio.

Mergulhadores (Foto: divulgação)Os achados na região indicam que há milhares de anos o local foi um notável centro de navegação de troca cultural da Antiguidade até a Idade Moderna. Fizeram parte da equipe de estudos 23 cientistas e técnicos de várias especialidades, realizando mais de 100 mergulhos ao longo de 2020, o que somou mais de 200 horas de trabalho de campo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES