Perigosos? Conheça os raros 'dragões azuis' que estão invadindo praias

Animais parecem personagens do Pokémon — mas apesar de fascinantes, são também perigosos

Perigosos? Conheça os raros 'dragões azuis' que estão invadindo praias | Foto: GETTY IMAGES via BBC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Viajantes, estejam atentos! Dragões azuis tóxicos, que lembram Pokémons, estão sendo avistados nas praias do Texas, nos Estados Unidos. O oceano está repleto de criaturas misteriosas, muitas das quais são raramente vistas pelos seres humanos. Ao pesquisar na internet por "dragões azuis" ou "lesmas-do-mar azuis", você encontrará uma espécie de animal conhecida cientificamente como Glaucus atlanticus. Trata-se de uma criatura deslumbrante (e venenosa) que tem sido avistada recentemente nas praias do Texas, atrapalhando os planos de férias de muitas pessoas.

PICADA PERIGOSA: Conforme a ONG One Earth, a picada do dragão azul pode resultar em náuseas, dor, vômitos, dermatite alérgica aguda e hiperpigmentação pós-inflamatória. Os dragões azuis não chegaram ao Texas por mero acaso. Eles têm o hábito de seguir o fluxo - literalmente.

CAUTELA PARA OS BANHISTAS: Os dragões azuis podem parecer preguiçosos, porém não são muito receptivos. Por isso, seus avistamentos levaram organizações texanas a emitir sinais de cautela para os banhistas curiosos - uma medida adotada pelo Instituto de Pesquisas Harte, dedicado à conservação ambiental no Golfo do México. 

BBC News fonte — Foto: Os dragões azuis se movimentam no mar levados pelas correntes oceânicas 

O QUE PROVOCOU O APARECIMENTO DA ESPÉCIE: Ele ressaltou que os ventos da primavera no hemisfério norte provocaram o surgimento de certas espécies, como a caravela-portuguesa, o botão-azul (uma criatura semelhante à água-viva) e os dragões azuis, que são "raramente avistados" no litoral. 

PARECE UM POKÉMON: Os observadores e os biólogos marinhos parecem concordar em um ponto: essas criaturas azuis e cintilantes em forma de pássaro lembram personagens da série Pokémon. E o método utilizado pelos dragões azuis para afugentar os inimigos é quase tão fascinante quanto sua aparência. Tunnell explica que eles se alimentam dos tentáculos das caravelas-portuguesas e removem suas células urticantes. Em seguida, armazenam essas células em seus apêndices para uso posterior e as liberam quando são agitados.

"É isso o que os torna tão perigosos, pois eles podem liberar todas as células urticantes de uma vez", explica ele. "Pode ser três vezes mais intenso do que a caravela-portuguesa".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES