Sexta-feira Santa é o único dia do ano sem missas na Igreja Católica; veja motivo

É um momento reservado para reflexão e comunhão com Deus, pois esta data religiosa relembra a crucificação de Jesus

Sexta-feira Santa é o único dia do ano sem missas na Igreja Católica | Foto: Reprodução/Arquidiocese de Teresina
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Sexta-feira Santa é a única ocasião no ano em que a Igreja Católica não realiza missas. Nos demais dias, inclusive durante a Semana Santa, as celebrações ocorrem conforme o costume. Segundo a tradição cristã, para os católicos, a Sexta-feira Santa é um dia marcado pelo silêncio da morte de Cristo. É um momento reservado para reflexão e comunhão com Deus, pois esta data religiosa relembra a crucificação de Jesus.

🙏 O QUE DIZ O SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA? Conforme o Santuário Nacional de Aparecida, a Sexta-feira Santa é dedicada à reflexão dos católicos, que aproveitam o momento para expressar gratidão a Jesus Cristo, aguardando a celebração da ressurreição na Páscoa.

⛪️ PADRE FALA SOBRE O TEMA: O padre Edinei Evaldo Batista, porta-voz da Diocese de São José dos Campos e Reitor do Seminário Teológico Santa Teresinha, reitera que a Sexta-feira Santa deve ser um dia marcado pelo silêncio dos fiéis, em respeito ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Porém, apesar de não celebrar missas, a igreja faz a Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, onde são lidos textos e passagens bíblicas e adoração de Jesus, na cruz, onde deu sua vida pelos fiéis, segundo a fé católica. 

"A cruz como tal é só um objeto, mas um objeto transformado em instrumento de amor, de salvação, ao ser assumida por Jesus na sua paixão, no seu sofrimento, na sua morte. Por isso nós adoramos a cruz, na verdade, adorando o crucificado, aquele que está nela por nós", conta o padre.

ANTIGA TRADIÇÃO: Conforme o padre Edinei, a Igreja Católica mantém uma antiga tradição de não realizar a celebração da Eucaristia na Sexta-feira Santa, uma prática que remonta ao quarto século da era do cristianismo. "Antes disso não temos notícia do que se fazia na Sexta-feira Santa, porque, na verdade nos inícios do cristianismo se celebrava com ênfase, na Páscoa, a ressurreição de Jesus no domingo de Páscoa, desde já a noite anterior, com a Vigília Pascal", finaliza o padre. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES