Uma foto íntima minha vazou na internet. E agora?

'Nude' da vingança é crime comum na esfera virtual. Veja o que fazer se você for a próxima vítima sobre crime cibernético.

| Foto: Getty Images.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Engatar um "fica" pelas redes sociais e depois seu parceiro (a) pede que você envie um "nude" pode trazer riscos à sua exposição.  O último mês não foi fácil para as celebridades em termos de exposição na internet. Após a divulgação de um vídeo íntimo falsamente atribuído à atriz Paola Oliveira, foi a vez de Zilu Camargo ter imagens de seu corpo publicadas em um perfil sensual. Com informações do R7.

'Nude' da vingança é crime comum na esfera virtual. Foto: Pixabay.

A exposição indevida é um dos crimes mais comuns na esfera virtual. Apesar dos avanços para garantir justiça contra o ataque, a vítima ainda encontrará dificuldades durante o processo. Segundo os advogados da área digital Marco Borlido e Felipe Barreto Veiga “as delegacias e autoridades policiais ainda enfrentam dificuldades operacionais, até mesmo por falta de recursos ou equipamentos que permitam a realização de inquéritos do tipo.” 

Exposição pode cair em vingança por parte do parceiro (a). Foto: Foto: Getty Images.

Embora ainda existam dificuldades para penalizar o suspeito em casos de vazamento, há medidas que a vítima pode tomar para se proteger. Segundo o editor do R7 e especialista em tecnologia Filipe Siqueira, um dos passos mais importantes durante o processo é reunir o máximo de provas possíveis. "Prints de telas, possíveis conversas, e-mails, ameaças. Tudo isso deve ser preservado com a máxima integridade possível para ser usado como prova em um processo futuro", explica. Confira um passo a passo para se defender de uma exposição indevida na internet.

Para não cair na web

  •   Utilize senhas com caracteres e números e não forneça a ninguém
  •  Evite mostrar o rosto, tatuagem, ou qualquer traço que revele sua identidade. 
  • Após deletar as fotos do celular, lembre-se de apagar também os arquivos da nuvem. 

Reprodução R7.

Pena aumenta em caso de “pornô da vingança”

A pena para quem vaza ou compartilha imagens de caráter íntimo chega pode chegar a cinco anos de prisão. Caso o autor do crime tenha tido relações íntimas com a vítima, a punição aumenta para até dois terços. Além disso, se o conteúdo for obtido através de invasão, a Lei Carolina Dieckmann prevê detenção de três meses a um ano. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES