SEÇÕES

10 coisas que você não sabia sobre o Antigo Egito

As cabeças das crianças pequenas eram raspadas para evitar piolhos

10 coisas que você não sabia sobre o Antigo Egito | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para quem não sabe, no Antigo Egito, tanto os homens quanto as mulheres cortavam o cabelo curto. Os ricos costumavam usar perucas cheias, com enfeites delicados e tranças. E quanto mais rica a pessoa, mais luxuosos eram esses adereços.

Para saber amis curiosidades sobre essa época, selecionamos algumas coisas que você vai amar. Confira:

1. As casas, sejam dos mais ricos ou mais pobres, não possuíam telhado. Quando o calor do deserto se tornava insuportável, as pessoas tentavam dormir nas lajes para se refrescarem um bocado.

2.Cultivava-se uma variedade considerável de vegetais em hortas próprias. As carnes mais consumidas eram de aves e peixes. Carne vermelha era um luxo um tanto inacessível para as famílias mais pobres.

3. Tempestades de areia frequentes provocavam problemas respiratórios e de visão. Infecções nos olhos chegavam a ser comuns em virtudes dos grãos. Os trabalhadores da construção ainda sofriam muito com problemas de visão causados por lascas de pedras.

4. Os egípcios eram extremamente supersticiosos. Costumavam usar amuletos para os mais variados fins: proteção contra doenças, conseguir ter filhos, segurança durante as viagens, proteção no outro mundo etc.

5. Os casamentos consanguíneos eram comuns nas famílias reais. O incesto costumava ser visto como algo normal entre elas. Tutancâmon, por exemplo, foi fruto do casamento do faraó Akhenaton com a sua própria irmã.

6. Casais sem filhos costumavam usar amuletos da fertilidade, além de fazer oferendas aos antepassados. A deusa egípcia da fertilidade era Tuaret, normalmente representada como uma mulher grávida com cabeça de hipopótamo.

7. A responsabilidade de cuidar dos pais idosos costumava recair sobre as mulheres. Também eram elas que cuidavam do lar e dos filhos, ficando com os homens a tarefa de prover a família. Grande parte do trabalho agrícola também era de responsabilidade feminina.

8. Você sabia que os gatos eram considerados animais sagrados? A exportação desse animal era proibida e contrabando podia ser punido com pena de morte.

9. As cabeças das crianças pequenas eram raspadas para evitar piolhos. Sacerdotes também mantinham sempre a cabeça raspada.

10. O pão era o alimento básico da população. Costumava ser preparado em casa, normalmente num forno construído no quintal, ou por padeiros. O pão doce podia ser produzido com mel e frutas como tâmaras e figos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos