Carnaval: 3 milhões de camisinhas serão distribuídas

Carnaval: 3 milhões de camisinhas serão distribuídas

O foco da campanha em 2013 é a população sexualmente ativa.

Com o tema ?A vida é melhor sem Aids?, se inicia este ano mais uma campanha de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, lançada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Três milhões de preservativos serão distribuídos para todo o Piauí. De acordo com Karinna Amorim, coordenadora estadual de Controle de DSTs e Aids, no período pós- carnaval quem se sentir interessado também pode procurar o Centro de Atendimento e Aconselhamento (CTA) para a realização do teste gratuito de Hepatite B, Hepatite C e Sífiles. ?Nossa atenção deve ser redobrada com essas campanhas. Conforme os últimos dados observados, por ano, são detectados 320 casos de Aids e 100 casos de óbito por conta da doença?, finaliza Karinna Amorim.

O foco de 2013 é a população sexualmente ativa, com faixa etária entre 15 e 49 anos. Segundo Karinna Amorim, o objetivo é estimular este público a usar o preservativo em toda relação sexual. ? A nossa justificativa está baseada em uma pesquisa. Ela aponta que 81% das pessoas que utilizam preservativo em suas relações deixam de usar, por um tempo, quando o relacionamento fica fixo?, esclarece a coordenadora.

Os trabalhos iniciaram na maior folia popular, o Corso. Um caminhão com uma equipe de 50 profissionais tomaram a avenida do evento para a distribuição de preservativos masculinos e femininos, folderes e gel lubrificante. A intenção também é apoiar eventos como o Zé Pereira e outras prévias carnavalescas.

Além do uso de preservativo, os profissionais também recomendam neste Carnaval a ingestão de bastante líquido e uma alimentação adequada e balanceada, com variedade de frutas. Quem for dirigir também deve ficar mais atento à saúde e segurança e não ingerir bebidas alcoólicas durante as festas.

Fonte: Thauana Cavalcante