Adolescente dará volta ao mundo sozinha

O percurso, que começará em quatro semanas e durará dois anos.

Aos 14 anos, Laura Dekker partiu hoje do porto holandês de Den Osse acompanhada de seu pai rumo a Portugal para iniciar a partir dali sua aventura de dar a volta ao mundo sozinho, informa a agência de notícias "ANP".

Na semana passada, Laura obteve a permissão para navegar e se tornar a primeira adolescente a dar a volta ao mundo sozinha, após ficar um ano sob custódia dos serviços de proteção a menor.

Laura declarou hoje à imprensa que sua primeira escala, a abordo de seu navio "Guppy", será nas ilhas Canárias e que deve passar ainda pelo Panamá, as ilhas Galápagos, Polinésia Francesa e a Austrália antes de retornar à Holanda.

O percurso, que começará em quatro semanas, durará dois anos e, como informou o porta-voz da família à "ANP", a menor não só navegará, mas continuará seus estudos.

Há um ano, Dekker ganhou fama depois de ficar desaparecida por três dias. Ela foi localizada na ilha caribenha de São Martinho (as Antilhas holandesas).

Um juizado de menores de Utrecht adiou seus planos de dar a volta ao mundo em um barco sozinha por considerá-lo um risco, o que levou a retirada parcial da custódia de seu pai, quem havia autorizado a viagem.

A corte de Middelburg revisou o caso e em 27 de julho levantou a custódia ao considerar que Dekker já está pronta para iniciar a viagem, após um ano de preparação e treinamento, e deixou a decisão definitiva para seus pais.

Fonte: Terra