9 coisas que você não sabia sobre o lúpus

O lúpus é uma doença autoimune

9 coisas que você não sabia sobre o lúpus | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para quem não sabe, o lúpus é uma doença autoimune, ou seja, provocada por um desequilíbrio no sistema imunológico. Em suma, ela ocorre quando o sistema autoimune ataca as células do próprio corpo.

Para saber mais coisas sobre essa doença, veja a nossa lista:

1. Caso a pessoa tenha fotossensibilidade, ou seja, problemas de pele devido à exposição ao sol, além de ulcerações na boca e/ou lesões nas regiões laterais do nariz, é bem provável que tenha a doença. Outro sintoma bastante comum são as dores nas articulações.

2. Quando atinge os rins, pode comprometer o órgão, levando em muitos casos o paciente a necessitar de um transplante. Quando atinge o cérebro, pode levar a danos sérios como o AVC.

3. O lúpus é mais comum em mulheres do que em homens. São nove mulheres para cada homem. Suspeita-se que esteja relacionado ao hormônio estrógeno, um importante formador de anticorpos no organismo feminino.

4. O tratamento varia de sintoma para sintoma, de pessoa para pessoa. Pode incluir remédios para tratar as alterações imunológicas (corticoides e imunodepressores, por exemplo) e tratamentos para cuidar das manifestações no organismo (analgésicos, anti-inflamatórios etc).

5. Outra doença autoimune que causa problemas na pele é a psoríase. Com incidência predominante em pessoas com idade entre 20 e 30 anos, ela deixa lesões de tons rosas ou avermelhadas com escamações brancas. Ela é comum a homens e mulheres.

6. Pessoas com casos de lúpus na família têm maior risco de desenvolver a doença.

7. Os sintomas variam de paciente para paciente. Enquanto em algumas pessoas o lúpus provoca sobretudo problemas dermatológicos, em outras causa dores nas articulações. Sabe-se que 30% sofrem agressões na pele e 50% no sangue.

8. Lesões renais (problemas na filtração do sangue) e cerebrais (deposição de coágulos no cérebro) também sintomas muitas vezes associados ao lúpus.

9. Pessoas com problemas de pele provocados pelo lúpus precisam se proteger contra os raios do sol. A radiação solar é bastante agressiva para elas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES