Conheça a história do leite condensado

O produto surgiu na França, em 1827

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eis um produto mágico que, além de ser um verdadeiro coringa e ingrediente indispensável em inúmeras receitas, certamente é um favorito de muita gente.  No entanto, apesar de trazer “condensado” no nome, a verdade é que, para produzir essa delícia, o leite passa por um processo de evaporação, e não de condensação.

Tanto que o “Leite Evaporado” existe e nada mais é do que a versão sem açúcar do leite condensado, o produto recebeu esse nome errado para não criar confusão entre os consumidores.

O processo de produção consiste em centrifugar o leite para eliminar impurezas, o qual depois é submetido à pasteurização, quando é aquecido a 75 °C durante 20 segundos. O próximo passo é adicionar o açúcar, que funciona como um conservante natural e, então, colocar essa mistura em um evaporador a vácuo com temperaturas entre os 50 e os 70 °C, para que 60% da água seja eliminada. Por último, depois que o leite evaporado esfriar, acrescenta-se lactose em pó.

História

A primeira técnica para produzir o leite condensado de que se tem notícia surgiu na França em 1827. Entretanto, o produto só passou a ser fabricado em escala industrial 26 anos mais tarde, graças ao norte-americano Gail Borden Jr. A intenção era utilizar a evaporação para reduzir o volume do leite e aumentar a sua durabilidade, pois naquela época, sem geladeiras nem processo de pasteurização, era comum que esse alimento estragasse antes de chegar aos consumidores.

O leite condensado só foi ficar famoso mesmo durante a Guerra de Secessão nos EUA, que ocorreu entre 1861 e 1865, depois de se tornar um dos alimentos fornecidos aos soldados. As latas eram práticas e fáceis de transportar e representavam uma excelente fonte de energia, já que cada porção contava com 1.300 calorias.

Aqui no Brasil, existem registros de que o leite condensado já era comercializado em 1871, como pode ser visto em um anúncio publicado no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e da Província do Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES