Por que os ursos fazem cocô quando hibernam?

Eles podem passar até quase 7 meses dormindo

Por que os ursos fazem cocô quando hibernam? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já perguntou como os ursos fazem cocô quando estão hibernando? Bom, eles passam quase sete meses dormindo e é normal querer saber como ficam as funções fisiológicas desses animais.

Primeiramente, os ursos norte-americanos se preparam para o inverno no começo de setembro. Nesse período, eles reforçam o abrigo. Já durante a hibernação, os ursos não se alimentam, portanto teoricamente não é possível produzir fezes a serem eliminadas. Mesmo assim, algo mais estranho acontece.

Apesar de seu ritmo cair drasticamente – de 90 para 8 batimentos cardíacos por minuto, e de 10 respirações por minuto para apenas 1 a cada 45 segundos – o seu corpo continua liberando uma secreção e células intestinais que formam uma espécie de tampão lá embaixo.

Esse “plug anal” fica preso no corpo do urso impedindo a saída de qualquer material. Ele chega a medir entre 17 e 40 centímetros de comprimento e de 2,5 a 6 centímetros de diâmetro. Quando o inverno acaba e começa a primavera, os ursos despertam da hibernação e liberam esse acúmulo de secreções, que possui um cheiro nada agradável. E o ciclo recomeça para se preparar para a próxima temporada de sono.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES