Aeroportos têm 20% das decolagens com atraso neste sábado

Aeroportos têm 20% das decolagens com atraso neste sábado

Segundo Infraero, 18 partidas foram canceladas; 8 delas em Guarulhos

Levantamento realizado pela Infraero (empresa que administra os aeroportos do país) aponta que, até as 8h deste sábado (18), quase 20% dos voos brasileiros apresentaram atrasos de mais de 30 minutos.

Até as 8h, dos 629 decolagens programadas, 124 (19.7%) apresentaram atrasos de mais de meia-hora, outros 26 (4.1%) estavam atrasados e apenas 18 ( 2.9% do total) haviam sido cancelados.

Os aeroportos com maiores problemas são os de João Pessoa (PB) e de Belém (PA), ambos com 37,5% das partidas programadas até o horário tiveram atrasos.

No Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, 19,5% dos voos programados até as 8h tiveram atrasos (8 voos) e mais 2 voos foram cancelados nesta manhã de sábado. Já no Aeroporto Santos Dumont, o número de atrasos e cancelamentos é pequeno.

Em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, das 28 partidas previstas nesta manhã, 2 sofreram atrasos e nenhuma havia sido cancelada. Já no Aeroporto Internacional de Guarulhos, 21 dos 73 voos esperados até as 8h tiveram atrasos (29%) e mais 8 foram cancelados (11%).

Operação nos aeroportos

A Força Aérea Brasileira (FAB) irá aumentar o número de controladores de voo nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do país para prevenir atrasos durante o período do carnaval. De acordo com a Infraero, a empresa que administra os aeroportos no país, cerca de 3 milhões de pessoas devem realizar voos no período neste ano, um aumento de 13,2% em relação ao feriado de 2011.

Segundo a Aeronáutica, haverá uma otimização do gerenciamento do controle aéreo no país, principalmente nos horários com maior número de voos. A Aeronáutica também vai ativar espaços aéreos restritos para helicópteros nos aeroportos de Salvador, Recife e Olinda.

Na quinta-feira (16), uma operação especial começou a ser realizada em dez aeroportos do país para tentar evitar atrasos e filas durante o período do carnaval. As ações especiais, com reforço de agentes empregados, serão mantidas até o dia 27 de fevereiro, segundo a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que reúne Secretaria de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero (empresa que administra os aeroportos), dentre outros órgãos.

A operação será realizada nos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Confins (MG), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Fonte: Globo