Aprenda a recuperar um livro que foi molhado

Vídeo mostra o processo de recuperação de livros molhados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Água e livro não é uma combinação que forma um belo casal, e se você já teve as páginas daquele seu livro favorito completamente engruvinhadas, sabe bem do que estamos falando.

Ainda que tenhamos todo o cuidado possível, às vezes acidentes acontecem e o maior pesadelo dos amantes da literatura se torna realidade. Felizmente, parece haver solução para esse tipo de problema, e quem nos ajuda a enxergar a luz no fim do túnel são os especialistas de preservação das bibliotecas da Universidade de Syracuse.

Basicamente, tudo o que você precisa para recuperar um livro que tomou um banho de água é toalha de papel, um ventilador, duas tábuas de madeira, alguns tijolos e um pouco de tempo. Em um vídeo divulgado pela instituição, podemos ver como funciona o processo de recuperação.

Primeiro, é preciso pressionar o livro entre toalhas de papel e ir fazendo esse processo de novo, agora com toalhas novas entre as páginas do livro, o ideal é uma toalha a cada 10 páginas, garantindo sempre que a página inteira seja coberta.

Inserindo as toalhas de papel até mais ou menos metade do livro, você pode fechá-lo e ir pressionando as páginas, com a ajuda das suas mãos e do seu peso corporal. Vá repetindo esse processo até que as páginas comecem a ficar secas.

Depois, com o livro em pé, vá abrindo as páginas e, separadas, deixe-as em frente a um ventilador ligado até que elas sequem, isso pode levar bastante tempo.Com as páginas já secas, feche o livro e o coloque entre duas tábuas de madeira. Depois, coloque alguns tijolos sobre as tábuas, para pressionar o livro com peso, e o deixe lá entre 24 e 48 horas.

Se você não tem tempo de fazer todo esse processo imediatamente, guarde o livro molhado em um saco plástico fechado e o deixe no freezer até que possa fazer o reparo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES