Aprovados pelo SiSU devem se matricular até hoje (31)

Estudantes selecionados não serão mais convocados. Caso sobrem vagas, haverá mais duas chamadas.

Os estudantes convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) têm de se matricular nas 83 instituições públicas de educação superior até esta segunda-feira (31). No total, 82.949 candidatos foram classificados nesta primeira convocação.

A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Se ainda houver vagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados. Uma em 4 de fevereiro, que terá matrículas em 8 e 9 de fevereiro, e outra em 13 de fevereiro, com matrícula em 15 e 16 de fevereiro.

Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição não serão convocados nas chamadas posteriores ? nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Os estudantes terão de declarar interesse em participar da lista de espera entre 13 e 17 de fevereiro.

Maior procura

Os cursos com maior número de candidatos inscritos nesta edição do SiSU foram os de bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC); de direito, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); de medicina nas universidades federais do Ceará (UFC) e de Pelotas (Ufpel), e de administração, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A Universidade Federal do Ceará recebeu o maior número de inscrições, com 118.221 candidatos interessados em uma das 5.724 vagas oferecidas pela instituição. Em seguida ficaram a Universidade Federal do Mato Grosso (96.252 inscrições), Universidade Federal do Rio de Janeiro (92.890) e Universidade Rural de Pernambuco (91.179).

Em relação à concorrência, que calcula a média de inscritos por vaga oferecida, em primeiro lugar aparece o Instituto Federal, de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, com 683,33 candidatos/vaga (a instituição oferecia apenas três vagas no SiSU). O Instituto Federal de Brasília teve média de 274 candidatos/vaga, seguido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com 201 candidatos/vaga.

Fonte: g1, www.g1.com.br