Ator tem doença, não anda, fala nem consegue se alimentar pela boca

Guilherme Karan como Geraldito na novela "América"

O ator Guilherme Karan, 57 anos, foi diagnosticado com a síndrome de Machado-Joseph, uma doença neurológica rara e hereditária que faz com que a pessoa perca a capacidade motora, está há um ano internado no Rio de Janeiro. O pai do ator contou com exclusividade ao que o filho não consegue mais andar, falar e engolir os alimentos.

Image title

"Guilherme está com uma doença que só progride e, até o momento, não tem cura. Ele não fala, não anda e perdeu a capacidade de comer pela boca, pois não consegue deglutir os alimentos. Ele correria risco de engasgar e morrer", contou.

Alfredo contou que, antes da internação, cuidou do ator em casa durante cinco anos. Ele disse que seus quatro filhos são portadores da mesma doença, e herdaram a enfermidade da mãe. Dois dos seus filhos já faleceram e que a outra filha segue o tratamento em casa.

O pai do ator revela que o mais triste é que Guilherme Karan está lúcido e, por este motivo, sofre mais. "O raciocínio é normal. Entrei uma vez no quarto e vi que ele estava assistindo na televisão à reprise de um programa dele com os olhos cheios de lágrimas. Aquilo me cortou o coração", disse. Alfredo diz ainda que tem esperanças sobre o estado de saúde dos filhos.

O último trabalho de Guilherme Karan na televisão foi na novela América, em 2005. O ator conquistou o carinho do público quando integrou o elenco de TV Pirata.


Fonte: Com informações do R7