Atriz faz 36 anos com menos 60 kg: "Eu era uma bomba relógio", disse.

Atriz faz 36 anos com menos 60 kg: "Eu era uma bomba relógio", disse.

Tudo começou quando Renata Celidônio tinha 3 anos de idade e sua mãe a colocou de dieta.

Tudo começou quando Renata Celidônio tinha 3 anos de idade e sua mãe a colocou de dieta. Foi o primeiro regime da atriz, que já pesou 154kg após brigar a vida inteira contra a balança. Hoje, Renata comemora a perda de 60kg um ano e dois meses depois de uma cirurgia bariátrica, mas não se prende ao procedimento para continuar emagrecendo.

?Perdi uma Marília Pêra com uma criança nos braços" (risos), diz, brincando com a atriz veterana que afirma ter mantido o mesmo peso ? 47kg ? desde a juventude até hoje. ?Mas ainda quero perder 20kg e sei que para isso o esforço é todo meu?, diz a atriz, que completa 36 anos nesta sexta, 23, totalmente renovada.

Renata pratica exercícios todos os dias e sua alimentação é balanceada, passando longe das crises compulsivas do passado. ?Chegava a comer uma torta inteira em 24 horas e uma caixa de bombom durante um filme. Minha compensação emocional sempre foi na comida?.

Bullying em Salvador, cantadas no Rio

O ânimo para emagrecer veio depois que Renata, nascida na Bahia, se mudou para o Rio. ?Eu até tentei fazer caminhadas em Salvador, mas quase era apedrejada na rua. As pessoas diziam: ?Vai, gorda!?, ?Vai suar para queimar essa gordura!??, lembra.

Assim que chegou à Cidade Maravilhosa, Renata se sentiu à vontade para caminhar na orla sem os blusões que costumava usar para esconder o corpo. "Um dia um cara veio na minha direção e achei que ele ia me agredir. Já estava pronta para sofrer o bullying, quando ele disse: ?Seios lindos, hein!?. Eu cheguei a agradecer? (risos).

Mas a decisão por se submeter à cirurgia veio somente após o fim da novela ?Aquele beijo?, quando chegou aos críticos 154kg. ?Eu já havia ultrapassado a obesidade mórbida. Fiquei assustada. Sentia muito cansaço, apesar de os meus exames estarem perfeitos. Tentava me exercitar e o joelho doía. Eu era uma bomba-relógio?, revelou Renata, que optou pela operação depois de muito pensar. ?É uma decisão muito radical você aceitar decepar uma parte do seu corpo?.

Após o procedimento, o estômago de Renata ficou com 50ml e foi se expandindo aos poucos. A recuperação, segundo ela, foi dolorida. ?Senti muita dor. Os primeiros 10 dias foram muito complicados. Precisei de auxílio para tomar banho, para me levantar da cama. Minha mãe e minha irmã me ajudaram muito?.

Por 15 dias, Renata só podia tomar caldos coados no pano, água de coco coada, sucos de laranja lima e maçã, sempre aumentando as quantidades gradativamente. Depois partiu para a sopa e legumes amassados, até chegar aos sólidos. Atualmente, ela come o que tem vontade.

?A gente tem que trabalhar a cabeça também, senão engorda de novo. Outro dia pedi um pedaço de cheesecake. Chegou na metade, fiquei satisfeita e não comi o resto, uma coisa que nunca aconteceria antes?, diz.

Homens se sentiram traídos

Durante a novela, Renata ganhou inúmeros fãs dentro e fora do Brasil. Homens que curtiam o biótipo da atriz e não ficaram nada satisfeitos quando ela emagreceu. ?Os homens que sentem tesão por mulheres gordas se sentiram traídos. Recebi muitas reclamações. Mas eu não conheço uma mulher que esteja com o peso que eu estava que não queira emagrecer?.

Sem namorado no momento, Renata brinca que está fazendo ?freelancer?. E faz um balanço da Renata de antes e depois da perda de peso. ?Literalmente, a Renata de agora é mais leve. Não é só o peso. A vida é mais leve. Meu corpo é meu carro e sou eu que dirijo. O mundo hoje, para mim, está menos limitado, sabe? Acho que isso é o mais importante?.









Fonte: EGO