"Avatar" ganha melhor drama e direção

"Avatar" ganha melhor drama e direção

Filme pode bater recorde de "Titanic" em bilheteria

Realizada apenas cinco dias depois que o Haiti foi devastado por um terremoto, a 67ª edição do Globo de Ouro foi tomada por apelos de doações ao país. A atriz Maggie Gyllenhaal fez um pedido ao público e aos presentes para que doassem ?tão generosamente quanto possível?, e Meryl Streep pediu auxílio no setor da saúde. Além disso, grande parte das celebridades compareceu à festa com fitinhas vermelhas em seus vestidos e nas lapelas de seus paletós.

Os prêmios distribuídos pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) para os melhores do cinema e da TV foram bem diversificados, mas o fenômeno de bilheteria ?Avatar? venceu em duas das principais categorias: melhor filme drama e melhor direção para James Cameron. Em performance semelhante a que o deixou famoso ao vencer o Oscar por ?Titanic? e gritar no palco ?Eu sou o rei do mundo?, o diretor desta vez usou uma frase no idioma criado especialmente para ?Avatar?.

Na categoria melhor filme comédia/musical, o premiado na noite deste domingo (17) foi ?Se beber não case?. Sandra Bullock, que concorria a dois prêmios, perdeu na categoria melhor atriz comédia/musical para Meryl Streep, de ?Julie & Julia?, mas acabou faturando como melhor atriz de drama, por seu trabalho em ?The blind side?. ?Eu posso não ter o maior talento, mas tive boas oportunidades?, agradeceu a atriz.

No quesito ator, Robert Downey Jr. surpreendeu ao faturar a estatueta de melhor ator comédia/musical por ?Sherlock Holmes?, e fez um discurso todo engraçadinho e irreverente, dizendo que não agradeceria ninguém, pois sem ele todos estariam perdidos. Já Jeff Bridges foi premiado na categoria drama por ?Crazy heart?.

Líderes de indicações, e, por isso, considerados favoritos, ?Amor sem escalas? e ?Nine? foram esquecidos pela Associação. O primeiro, estrelado por George Clooney, venceu apenas um dos seis prêmios a que concorria: o de melhor roteiro. O musical ?Nine?, com elenco estelar e cinco indicações, saiu da cerimônia sem nenhuma estatueta. ?Bastardos inglórios? também parece não ter agradado tanto a Associação, que premiou apenas Christoph Waltz, na categoria ator coadjuvante.

Martin Scorsese recebeu o troféu Cecil B. DeMille pelo conjunto de sua obra. Robert De Niro e Leonardo DiCaprio homenagearam o diretor. ?Martin é um campeão do cinema. Não gostaria de estar em nenhum outro lugar do mundo que não fosse aqui, homenageando você?, afirmou De Niro. ?Minhas colaborações com você têm sido o maior orgulho da minha carreira?, derreteu-se DiCaprio, que chamou o cineasta de ?mentor?.

Entre os filmes estrangeiros, o já premiado ?A fita branca? foi o grande vencedor da noite.

Fonte: g1, www.g1.com.br