Chargista do Jornal Meio Norte, Moisés dos Martírios inaugura exposição na Alepi

Chargista do Jornal Meio Norte, Moisés dos Martírios inaugura exposição na Alepi

Nas 39 caricaturas, o chargista do Jornal Meio Norte retrata todos os parlamentares que passaram pela Assembleia Legislativa no período de 2010 a 2014

Todos os parlamentares que passaram pela Assembleia Legislativa no período de 2010 a 2014, dentre titulares e suplentes, foram retratados pelo chargista do Sistema de Comunicação Meio Norte, Moisés dos Martírios, que abre hoje, a partir das 10h, no Salão Nobre da Assembleia, a Convocação Extraordinária – Exposição de caricaturas dos deputados.

Foi um trabalho intenso de pesquisa, conversas e levantamento de histórias e bandeiras defendidas por cada deputado. “Foram necessários 8 meses de execução do projeto, que incluiu o tempo de consulta, encontros, entrevistas até a finalização”, explica Moisés.

Na exposição, o público vai conferir a caricatura de 39 deputados, na dimensão de 30 x 45 cm, incluindo a moldura.” Fiz também um banner para mostrar a real situação financeira do Estado, revelando o governador mergulhado em dívidas com os fornecedores, terceirizados e com o pagamento do 13º salário”, comenta.

No painel, o governador recebe a visita de uma figura conhecida da sociedade teresinense, o Zé da Loteria, que traz a solução para os problemas financeiros e sugere ao gestor que faça a aposta na mega-sena, que tem prêmio acumulado de R$ 135 milhões. “Esta charge mostra a situação do Piauí com muito humor e ganhou repercussão na sociedade e no cenário político”, diz Moisés.

Segundo Moisés, essa é a sua quarta exposição e o objetivo é retratar os parlamentares durante sua atuação política durante o atual período legislativo.
Moisés comenta que muitos parlamentares manifestaram sua opinião sobre como desejavam ser desenhados.

“Alguns preferiram estar na tribuna, outros, no plenário, e houve também os parlamentares que escolheram ser retratados de forma mais abrangente com as suas principais bandeiras, como, por exemplo, Cícero Magalhães, ex-sindicalista que preferiu sua caricatura relacionada com causa em que é envolvido.

“Há deputados que escolheram a caricatura ambientada em pontos turísticos de suas cidades e regiões”, diz, enfatizando que a proposta é retratar os deputados e suas mais diferentes bandeiras e opiniões.

Para a exposição, Moisés diz que os deputados foram muito vaidosos e recomendaram ao chargista que os deixasse bonitos. Então, para atendê-los, foram muitos rascunhos, apagando e aperfeiçoando o traço e como o processo estava difícil e demorado, ele resolveu recomeçar todo o projeto com as deputadas.

“Elas já são bonitas e não fizeram qualquer recomendação”, afirma o caricaturista, citando o exemplo da deputada e vice-governadora eleita Margareth Coelho, que foi retratada como se apresenta. Assim também as deputadas Ana Paula, Rejane Dias, Juliana Moraes Sousa e as demais parlamentares ficaram bonitas, pois já são por natureza.

Depois, o chargista passou para os homens, mais vaidosos e preocupados com o visual. No entanto, como a caricatura evidencia os traços mais marcantes, com formas exageradas, Moisés finalizou as caricaturas e diz que o resultado é surpreendente e agradou, pois, segundo ele, ficou um trabalho colorido, diferente das outras exposições, que embora tenha sido concebido com o auxílio da tecnologia, é 100% desenho.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Isabel Cardoso