Com 343 caminhões e 150 mil pessoas, corso de Teresina entra para o Guiness

O corso aconteceu no último sábado em Teresina

O Corso do Zé Pereira de Teresina é o maior desfile de carros alegóricos do mundo. O certificado de inclusão do Corso de Teresina no Guinness World Records foi entregue oficialmente ontem ao prefeito Elmano Férrer, pelo juiz do Guinness, Michael Janela. A solenidade foi realizada no Palácio da Cidade. A Prefeitura de Teresina divulgou na manhã de domingo (12) que cerca de 150 mil pessoas foram atraídas para o Corso 2012 de Teresina.







O evento teve ainda a participação de mil veículos entre caminhões e carros cadastrados concorrendo ao concurso cultural, de apoio e outros não inscritos. ?O mérito é de todos os teresinenses. Essa é uma conquista de todos. A cidade inteira se mobilizou para participar da festa e conquistar o reconhecimento do Guinness. O sucesso do evento é de toda a equipe técnica da Prefeitura e de cada cidadão teresinense que participou do Corso?, comemorou o prefeito Elmano Férrer. Com 343 carros alegóricos enumerados pelo Guinness, o Corso do Zé Pereira de Teresina passa a ter reconhecimento internacional e, por conseguinte, deve ser incluído nos grandes calendários de eventos do Brasil. Para o prefeito, não resta dúvida que o Corso é o verdadeiro Carnaval de Teresina.

?Trata-se de uma festa com a efetiva participação do povo. Agora nós vamos nos organizar ainda mais, para que no próximo ano possamos realizar uma festa maior e manter o título de maior desfile de carros alegóricos do mundo?, disse. O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Marcelo Leonardo, agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso do evento, com destaque à equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

?Esperamos agora que Teresina entre definitivamente para o calendário nacional de grandes eventos?, afirmou. O certificado do Guinness World Records está exposto à visitação pública no Gabinete do Prefeito. O juiz do Guinness, Michael Janela, explicou que o portal da instituição deverá publicar o novo recorde na próxima semana. A publicação no livro dos recordes mundiais deverá acontecer em setembro.

PARTICIPAÇÃO DO POVO DEU BRILHO AO EVENTO

Dividido entre muitas emoções, irreverências e espontaneidade, o maior trunfo do Corso de Teresina foi mesmo a grande participação popular. A população ?se apoderou? do evento e o vem fazendo

maior a cada ano. A festa reúne um misto de alegria genuína do teresinense que brinca o Carnaval de uma forma linda, divertida e muito criativa. O fato é que a festa foi mesmo muito bonita, democrática,

divertida e tranquila.

Tão calma e segura que muitos pais estavam por lá desfilando com seus filhos devidamente fantasiados dos seus heróis ou princesas favoritas. Este é o caso da técnica em enfermagem Gilvana Freire, que levou para a Avenida Marechal Castelo Branco os três filhos para brincar a folia.

?Não viemos hoje em nenhum carro enfeitado, mas as crianças estão encantadas com tantas cores e está tudo muito tranquilo. Só achei ruim o fato de não podermos mais estacionar na lateral da avenida, mas levando pelo lado das crianças isso proporcionou muito mais segurança?, explica a mãe foliã. Além da criatividade dos carros alegóricos, muitos foliões foram conferir a festa na pista e pra isso capricharam na fantasia. (M.R.)



















Fonte: Gisele Alves e Marcilany Rodrigues