Como pinguins não têm suas patas congeladas no frio?

Pelagem e gordura mantém o bichinho aquecido

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Talvez essa seja uma das suas grandes dúvidas existenciais: como é que as patas dos pinguins não congelam enquanto eles passeiam sobre áreas extremamente geladas? Seus corpos são cobertos por uma pele quentinha e apropriada para as baixas temperaturas, mas as patinhas ficaram de lado no momento de receber proteção.

O corpo do pinguim é mantido aquecido graças à sua pelagem típica e, se suas patinhas também fossem supertérmicas, quentes e à prova d'água, ele morreria de calor,  até porque, embaixo da pele, eles contam com uma camada de gordura para ajudar a manter a temperatura quentinha. Esse sistema funciona tão bem que um pinguim descuidado pode facilmente ser superaquecido durante um dia de sol.

É por isso que as patinhas devem estar descobertas, evitando que esses animais fiquem com muito calor. Nesse sentido, o bico também auxilia a controlar a temperatura. Além disso, algumas artérias presentes nas pernas dos pinguins enviam sangue para as patas a fim de ajudá-los a manter uma temperatura equilibrada, ideal para o clima do local onde estiverem. Agora você não precisa morrer de dó quando vir um desses bichinhos andando sobre o gelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES