SEÇÕES

Conheça técnica para extrair cravos e limpar a pele

O método faz com que as impurezas “escorreguem”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É fato: as pessoas são obcecadas por extração de cravos e limpeza de pele. Na internet, não é difícil se deparar com vídeos de apetrechos ou técnicas mirabolantes que prometem extrair todos os pontinhos pretos do rosto; o canal “Dr. Pimple Popper” – que mostra a dermatologista Sandra Lee extraindo cistos, espinhas e outros “seres indesejados” da pele – no YouTube, por exemplo, é estranhamente apelativo para os mais de 2,5 milhões inscritos nele.

Os cravos não passam de poros entupidos de gordura que, em contato com o ar, oxida e fica escura, formando os pontinhos pretos. Por mais que pareçam algo simples, eles incomodam muita gente e retirá-los pode dar bastante trabalho. Nos últimos dias, porém, a comunidade “SkincareAddiction” (vício em cuidados com a pele) no Reddit foi inundada de relatos a respeito de uma técnica que, aparentemente, faz os cravinhos deslizarem para fora dos poros com facilidade.

Chamada de “gritting”, a técnica descrita pelos usuários funciona à base de óleos essenciais e carvão. Os “grits” (“nojeiras” em tradução livre) são basicamente os resíduos que sobram após a aplicação dos produtos, coisa que os internautas retrataram muito, mas muito graficamente.

Como fazer? 

A técnica consiste no uso de um líquido para limpar a pele (que seja à base de óleo), seguido da aplicação de uma máscara de carvão e um segundo round de óleo. Na terceira etapa, porém, é preciso massagear vigorosamente o produto na pele, e é aí que os “grits” começam a se soltar. Por consistir em uma “massagem” feita com produtos naturais, a técnica teoricamente é menos prejudicial para a pele do que simplesmente espremer os poros para se livrar da sujeira, já que fazer isso pode fazer com que os vasos capilares se rompam, machucando a pele.

Porém, de acordo com a dermatologista Elizabeth Tanzi, esse ritual para remover cravos pode não ser uma boa ideia para qualquer pessoa. “O carvão é conhecido por ter a habilidade de agarrar a sujeira e tirá-la dos poros , mas pessoas com pele sensível devem ter muito cuidado com esse tipo de tratamento, levando em conta que a combinação de carvão (que pode ressecar) e uma esfoliação rigorosa pode ser muito irritante”, afirma a médica ao site “Refinery 29”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos