Desfile de abertura retrata a história do estado no Piauí Moda House

Ao longo de três dias a capital do Piauí vai se tornar a vitrine de moda do País, com inúmeras palestras, Talk shows, Lounges e desfiles

Piauí Moda House inicia com desfiles e palestras no Centro de Convenções | Foto: Jéssica
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada às 23:27

Moda, diversidade e tendências, o Piauí Moda House 2023 começou. O evento acontece a partir desta terça-feira (22), e segue até quinta-feira (24), no Centro de Convenções de Teresina. Ao longo de três dias a capital do Piauí vai se tornar a vitrine de moda do País, com inúmeras palestras, Talk shows, Lounges e desfiles de grandes marcas do cenário fashion do estado.

(Foto: Jéssica Dayane)

Com um contexto voltado à identidade, a estilista baiana, Isa Silva, dona da marca Isaac Silva, uma das mais originais e democráticas da atualidade, deu início ao evento com o tema “Acredite No Seu Axé: Construindo Uma Marca Com Identidade”, no Lounge Sebrae Moda. Segundo ela, o objetivo da palestra é estimular os novos empreendedores há acreditarem no seu potencial.

“Eu estou aqui para incentivar as pessoas. Acho que tem muita gente que critica o trabalho das pessoas e a gente precisa ter pessoas incentivadoras. E eu acho que todo mundo que empreende tem que se autoafirmar que vai dar certo. Então, como o meu negócio está dando certo, porque eu acredito na minha energia, acredito na minha ciência, eu quero passar isso para outras pessoas. Estou muito feliz de ter sido convidada para um evento de moda pelo Sebrae, aqui no Piauí, já que eu sou sempre convidada para São Paulo, Rio de Janeiro e vir para cá é muito importante, porque é um resgate das raízes de um lugar ao sol. Então, eu estou muito feliz de estar aqui para incentivar as pessoas a investirem nelas mesmas”

Durante a palestra, a estilista, destacou que a indústria da moda é um dos setores que mais paga impostos.

 “A moda, ela é muito representativa no nosso país. Eu comecei na moda, eu sou Isa Silva, eu sou uma mulher trans, negra, nordestina, eu sou de Barreiras no Oeste Baiano, e lá em Barreiras eu convivia num ateliê de costura de uma grande amiga da família, que é morena, quando eu era criança eu via as pessoas chegando lá com revista, com croquis, com metros de tecido, e eu achava que a coisa mais incrível, aquele metro de tecido virar roupa. Na escola, todo mundo falava, ‘o que você quer ser quando crescer?’, e eu falava assim que queria ser costureira”

Desfile de abertura

Grandes surpresas e muita emoção, assim se define o desfile de abertura do evento,  promovido pelo Stylist e coordenador do PMH, Izi Vieirah, juntamente com Piauilismo, um evento  de estudantes de moda da Universidade Federal do Piauí. De acordo com o estilista, a passarela irá trazer um pouco mais da história do estado, englobando as cidades memoráveis e turísticas. Com uma abertura marcante, e uma apresentação vibrante de dança contemporânea o desfile garantiu que o público que a energia  do tema do evento, “ Movimento”.

Desfile de abertura retrata a história do estado - Foto: Ravena

“Esse desfile do Piauí do futuro. A gente aborda desde a Serra da Capivara que é o surgimento, o lugar de onde surgiu o primeiro homem das Américas. Passamos por todas as cidades históricas e visitadas por turistas do Piauí. Incluindo também Bom Jesus, que é uma cidade onde concentra o agronegócio, além de toda a região do Gurguéia. Após isto, sobe pro litoral para mostrar as belezas. E mostrar o mais importante hoje pro Piauí, que é o Porto de Parnaíba, onde teremos o maior desenvolvimento do estado com geração de renda e emprego", disse Izi.

Estudantes de Moda da UFPI - Foto: David Carvalho

As estudantes de moda Ana Clara Lima e Paula Barcelos, explicaram que a proposta do Piauilismo, na 15º edição, é unir as visões dos nove designers que estão se formando no curso. Segundo elas, o objetivo era trazer a percepção do passado, presente e futuro, se inspirando nas paisagens, no cotidiano e na relação da sociedade piauiense com o período pós pandemia.

DESFILE SEBRAE

No Piauí Moda House, a Gugê trouxe o conforto e a elegância para a passarela. O desafio da marca teresinense foi oferecer praticidade às pessoas que buscam se sentir bem no dia a dia.

A designer por trás da Gugê, Maria Cardoso, explicou que a coleção que resgata elementos que nunca saíram de moda com uma abordagem contemporânea. O macacão tomara que caia, que já conquistou um lugar especial nos guarda-roupas das fashionistas, o colete em sua versão mais repaginada e as calças pantalonas com cintura alta e bolsos invertidos chamaram a atenção da plateia.

(Foto :David Carvalho)

Uma das surpresas da coleção foi o drama dos conjuntos all back e all jeans fluídos, uma total homenagem ao tema do PMH deste ano, o movimento. O all black, atemporal, e o all jeans, que apresentou uma mescla entre o casual e o elegante, foram o extrato da versatilidade das peças da Gugê.

Outra peça inesperada representou a solidez da coleção: o jeans. A sua versão mais resistente e durável foi incorporado para representar o visual mais elegante do desfile.

"As peças são baseadas na persona da marca, focada mais em mulheres práticas que gostam de conforto e que valorizam estar bem vestidas, sem se deixarem levar pelas modas passageiras. A coleção é apenas uma cápsula do que podemos esperar da Gugê no futuro", disse Maria Cardoso, designer da Gugê.

Desfile Zoka sobre mulheres

Rafael Oliveira diretor logístico e responsável por toda a produção do desfile da Zoka, destacou peças autorais e feitas por mulheres piauiense, mantendo a identidade das peças com o estado.

A gente está trazendo de novidade pro Piauí Moda House literalmente toda a linha comfort completa, tudo produção nossa, feita por mulheres locais. Os produtos são todos pensados para a variação de tipo de corpo de cada mulher e isso é algo inovador e que deve ser no comércio e às vezes não é tanto. Todos os modelos são confeccionados pela gente.

Com muita poesia sobre “o que sou” o desfile da Zoka trouxe surpresas e moda a passarela do Piauí Moda House. Com a musa Gabi Pinho abrindo o desfile a marca trouxe a linha confort com peças únicas que mesclam tons claros e escuros. Ao longo dos 15 o público pode ter um gostinho da diversidade nas passarelas com roupas que se adquam em todos os corpos, do mais magro ao das gravidinhas e também idades. O desfile terminou com a interpretação de Maria Maria do cantor Milton Nascimento trazendo a ponto o que a marca trouxe durante todo o desfile: mulheres!

Desfile DMenor - Sebrae

A coleção "Colorir", da DMenor, conquistou a passarela com o vívido universo infantil. O DNA de diversão e conforto deixou toda a originalidade da marca que busca vestir crianças e adultos com um tom lúdico e regional. A seleção foi criteriosa com relação aos materiais empregados em cada peça. 

A marca evitou o uso de poliéster, um tecido sintético que muitas vezes pode ser desconfortável para as crianças, e optou por materiais mais naturais e suaves. A DMenor não deixou de lado as origens e mostrou a beleza dos bordados produzidos em parceria com a Associação da Central de Compras das Bordadeiras de Teresina (ACCBT).

Desfile DMenor - Sebrae

"A nossa intenção é vestir criança como criança, sem abrir mão da qualidade dos materiais e do conforto dos pequenos", falou a estilista Morrana Menezes. Eloísa Dantas, fundadora da DMenor, expressou sua gratidão pelo convite de participação no Piauí Moda House e ressaltou que este é apenas o começo de um novo caminho de crescimento para a empresa.

"Foi muito especial esse convite para apresentar nossas criações, e nossa coleção com estampas exclusivas, feita por cada uma de nós, representa um motivo adicional de orgulho para nós. Com certeza, isso vai elevar nossa marca", disse.

Curicacas e Natupalhas - Sebrae

A passarela do Piauí Moda House também recebeu o frescor da moda praia com a apresentação das cooperativas do Sebrae, Curicacas e Natupalhas. A cultura regional foi homenageada na noite desta terça-feira (22) por meio de bolsas produzidas a partir da carnaúba.

Curicacas e Natupalhas

A maleabilidade e flexibilidade das folhas da "árvore da vida" conferiram aos artigos o trabalho tradicional em diversos formatos e feitos à mão com palha e mix de fios acetinados. As bolsas feitas com palha de carnaúba mostraram que a carnaúba segue todas as tendências da moda e seus detalhes rústicos tornam cada item mais bonita.

O material apresentado foi incorporado aos biquínis e maiôs das modelos, em tons terrosos, o que ofereceu mais harmonia à moda praiana.

Desfile Giselle Pimentel

Giselle Pimentel divulgou sua nova coleção de vestidos de noivas na passarela. Com peças que transitaram entre o clássico e o moderno, a grife fez uma releitura do visual romântico que nunca fica para trás.

A coleção "White Dreams" foi a concretização da visão de Giselle Pimentel, e apresentou 25 vestidos de noiva que variaram entre os clássicos volumosos e rendados, e os de corte sereia. As peças ganharam uma nova perspectiva diante do público e em determinado momento se transformaram na passarela. 

Enquanto alguns vestidos perdiam as mangas, outros recebiam adições de uma segunda peça.

Giselle Pimentel reafirma seu lugar na vanguarda da moda nupcial e compartilhou no PMH os vestidos brancos para noivas modernas e também às mais conectadas aos ao tradicional. "A coleção White Dreams incorpora o conceito de movimento proposto pelo Piauí Moda House. 

Nossa coleção está é a ideia de beleza, elegância e movimento. A gente quer a sensação de leveza, harmonia , brincadeira, feminilidade e graciosidade para as noivas”, falou Giselle.

Desfile Gisele Pimentel

Desfile Lys Joias

Muita força e uma identidade única, é assim que a fundadora da Lys Jóias, Carla Mistura, define a nova coleção que chega às passarelas do Piauí Moda House

“ O nome da nossa coleção é “Ser” a gente quer mostrar que os acessórios expressam exatamente quem somos, por exemplo. O acessório é uma cereja do bolo então, ele traz a personalização do look e é o que diferencia. Por exemplo, nesse mudo de tantas modelos iguais, de roupas iguais que a gente está vivendo, com a tecnologia o acessório traz aquela assinatura o diferencial”.

Com a trilha sonora do multipremiado “interstelar”o desfile da lys joias foi de arrepiar! As modelos usaram roupas claras que deram ainda mais destaque as peças douradas e prateadas que mostraram a beleza nos mais diversos formatos.

Lys Joias

Desfile Óticas Carol

Todos os olhares foram direcionados para o desfile da Óticas Carol, que apresentou um espetáculo de propostas coloridas, modernas, clássicas e sóbrias. Treze modelos desfilaram o eclético leque de marcas, incluindo nomes como Ray-Ban, Michael Kors e Versace, além de outras grifes. As escolhas de acessórios de diferentes marcas proporcionaram mais variedade de estilos para o público.

Com 16 lojas distribuídas em Teresina, Campo Maior e Caxias, a marca tem uma presença forte na moda local. A franquia está presente em todos os principais shoppings de Teresina e possui uma trajetória de mais de uma década na indústria ótica.

Óticas Carol

"As propostas são mais ousadas, associadas aos óculos como um acessório de moda e não apenas como uma medida de saúde e proteção solar”, disse Luana Sousa, gerente de vendas e uma das organizadoras do desfile.

Polo Piaui Center apresenta Madame Z e Solamú

Hellen Keller, estilista da Madane Z, destaca a essência da marca como o principal ponto das peças. “A gente tá trazendo a essência da marca, a calmaria dos tons neutros, nossas estampas exclusivas que já são o carro chefe da nossa marca. Nas modelagens a gente vem trazendo a fluidez nos tecidos com recortes estratégicos, que ja são uma essência da marca”.

Com muito Tim Maia, a Madame Z, trouxe a passarela do Piauí Moda House muito azul e branco, as peças iam de calça, saías, tops e vestidos. A modalegem solta mostrou que durante o desfile fluídez não faltou. O público sentiu o gostinho de ser chic e moderno.

De acordo com Irla Soares, Sócia e proprietária da Solamú, o desfile vai trazer muito sol e elegância através das mais variadas peças

“A gente trouxe para passarela do Piauí Moda House a coleção colorida pelo sol que veio para mostrar vitalidade e elegância, através das suas cores e modelos. Trazendo peças com recortes e modelagens únicas da Solamú, acompanhada de detalhes feito a mão, que enriquecem a peça e dão um charme a mais! Isso tudo combinado com as cores vibrantes, que exalam intensidade e luz, trazendo criatividade nas peças e inovando o mercado da moda praia no Piauí”

Com peças cheias recortes, a passarela do Piauí Moda House foi transportada para o litoral. As cores que vibravam no olhar os looks mostraram as mais diversas opções para todos os públicos dos mais fashionistas aos básicos. A marca apostou nas cores para mostrar ao público o seu potencial.

Weider Silveiro

O estilista piauiense Weider Silvero encerrou a primeira noite do Piauí Moda House (PMH) com uma coleção imersa no regionalismo. De visão audaciosa e criativa, Silvero presenteou o público com a mesma coleção que foi aclamada no SPFW do ano passado. Foi a vez de mostrar aos piauienses suas raízes, memórias de infância e estudos sobre tipologias artesanais e técnicas contemporâneas.

O fuxico, técnica ancestral que há mais de um século conquista corações, ganhou a passarela. Os 20 looks criados por Weider deram ao fuxico sua característica de expansão, uma estética para além do contemporâneo e minimalista. A tapeçaria com amarrações de tiras de malha, fruto da colaboração com a artesã Patrícia Gomes, do Crato cearense, também foi destaque no design urbano e feminino de Silveiro.

As bases dos materiais, como jérsei, malha de algodão e malha mista, foram trabalhadas para criar uma paleta de cores enxuta, composta por tons como pêssego, laranja, canela, verde vibrante e preto.

As peças de Silveiro exibiram linhas discretas, mas também foram enriquecidas com texturas e recortes, um jogo de equilíbrio entre o delicado e o rústico. "Sou um estilista piauiense e esta coleção trata das minhas memórias de infância. Ela apresenta algumas tipologias artesanais, como o fuxico e franjas de malha na técnica de tapeçaria. É uma coleção bem urbana, onde trago uma silhueta muito feminina e trabalho com quatro cores: verde, tangerina, marrom e preto”, contou Silvero.

Delano Rocha

O diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, o objetivo é trazer informações e conhecimento atualizados sobre o segmento da moda para dar suporte aos empreendedores que estão no processo de desenvolvimento de gestão empresarial. 

“O nosso papel é de informar e trazer conhecimento aos empreendedores para que possam desenvolver de forma sustentável, com criatividade e inovação. O setor de moda no Piauí é destaque. Nós temos boas referências e por isso a gente investe nesse evento, para que vocês possam ter conteúdo de qualidade e informação para o desenvolvimento das suas atividades”, esclareceu Delano Rocha. 

Ele ainda pontuou que o setor tem muitas empresas e empreendedores, devido ao fato de que no período da pandemia muitas pessoas começaram a trabalhar, porém ainda apresentam informalidades. “Enfim, como Sebrae eu quero agradecer e colocar o Sebrae à disposição. O segmento de moda é um segmento que a gente tem uma atenção especial. Temos um trabalho histórico, desde a época da prefeitura um trabalho com Teresina Moda. A gente não trabalha só em Teresina, mas também em Piri Piri e Parnaíba, que são dois polos de modas também consolidados” afirmou diretor técnico.

O ESPAÇO QG FASHION PROMOVE MOMENTO DE CONVIVÊNCIA 

O QG Fashion é um projeto criado exclusivamente para o Piauí Moda House em Parceria com as blogueiras: Mandy Pessoa, Karol Damião, Polliana Santos e Raissa Azevedo. Elas passam o dia fora do centro de convenções, se produzindo para o evento. O espaço conta com parcerias com várias marcas para trazer para dentro do lounge. O espaço vai ter drinks virou um espaço de convivência, de confraternização, de influenciadores e networking.

Espaço QG Fashion (Foto: Ravena Lages)No estande da loja Rosa Morena estão sendo ofertados brindes para as pessoas que estão passando pelo lounge. Nas sacolinhas, são ofertados produtos de marcas nacionais e internacionais como Mari Maria e Bruna Tavares. O espaço é super instagramável e conta com um balanço e um teto com rosas, um dos vários espaços do evento onde o click  é certo.

Stand Morena Rosa com oferta de brindes - Foto: Ravena



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES