Ed Motta cria polêmica com post preconceituoso contra os brasileiros no Facebook

De acordo com a postagem, ele prefere falar inglês, que, segundo ele, é "a língua universal". Para justificar sua postura, Motta destilou frases que foram vistas com maus olhos pelos internautas

O músico brasileiro Ed Motta causou polêmica nesta quinta-feira, ao postar em seu perfil no Facebook um comentário que ofendeu muitos brasileiros. Após divulgar as datas de sua turnê fora do Brasil, neste mês, ele redigiu uma observação em que avisa aos brasileiros que não há músicas em português no repertório e que não fala português ao longo de seus shows.

De acordo com a postagem, ele prefere falar inglês, que, segundo ele, é "a língua universal". Para justificar sua postura, Motta destilou frases que foram vistas com maus olhos pelos internautas.

"Verdade seja dita, que meu público brasileiro de verdade na Europa, é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada, o negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time.", afirmou o cantor de "Manuel", "Colombina" e "Fora da lei".

Como se não bastasse, ele ainda pediu um "favor" àqueles que costumam esperar palavras em português ou pedir músicas brasileiras em shows: "Não gaste seu dinheiro, e nem a paciência alheia atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica".

A reação dos brasileiros na rede social foi grande. Jeferson Monteiro, criador do perfil humorístico Dilma Bolada, foi um dos que responderam ao post. "ED, DESCULPA. MAS A IVETE SANGALO LOTOU O MADISON SQUARE GARDEN CANTANDO E FALANDO 90% DO SHOW EM PORTUGUÊS E VENDEU 1 MILHÃO DE CÓPIAS. VOCÊ AÍ LOTANDO BIROSCA NA ESQUINA DO BECO DIAGONAL E QUER DAR UMA DE FODÃO. PFVR", escreveu.

Os demais comentários seguem a mesma linha. Alguns admiradores se mostraram decepcionados com a posição do músico. "Gosto muito de você como artista, acho-o incrível musicalmente falando. Mas percebo a grande indelicadeza com seu público brasileiro com este post, para mim público é público. Não precisava nada disso. Uma pena.", afirmou outro internauta.

Motta chegou a responder os comentários de alguns seguidores, mas o teor das respostas somente agravou a revolta do público. "Ed, você é um merda. Quer que eu te fale isso em inglês?", provocou um usuário. O artista não deixou por menos e disse: "Se você conseguir, acho importante pra você como cidadão do 3º mundo".

Histórico

Ed Motta já viveu situação parecida em 2011, quando publicou em seu perfil no Facebook insultos contra diversas pessoas. Na ocasião, chamou a cantora Paula Toller de "burra e sem talento" e afirmou que "mulher feia tem que ser mega competente", além de outros impropérios. Depois de muitas críticas, pediu desculpas.

 

Fonte: MSN