Em "Passione", Ximenes torce para que Clara volte a ser vilã. Veja!

Em "Passione", Ximenes torce para que Clara volte a ser vilã. Veja!

A suposta redenção da vilã Clara, no entanto, já caiu nas graças do público.

Mariana Ximenes tomou gosto pela vilania. Pelo menos é essa a impressão que a atriz transmite ao comentar os rumos da enigmática Clara, seu papel em Passione. Após meses dando vida à grande vilã da trama de Silvio de Abreu, Mariana não nega a surpresa com a atual faceta boazinha da personagem, que agora tenta levar uma vida honesta e luta pela guarda da irmã e o amor de Totó, de Tony Ramos. Mas também não esconde a torcida para voltar a assumir o posto de antagonista da história, deixado para trás desde que a personagem se separou do ganancioso Fred, vivido por Reynaldo Gianecchini. "Espero que ela volte a ser vilã. Mas estou muito aberta a qualquer proposta do Silvio porque essa é uma novela que me deixa feliz demais. Tanto com a trama quanto com a trajetória da Clara", derreteu-se a atriz de traços angelicais, que interpreta sua primeira vilã após 12 anos de carreira na TV.

A suposta redenção da vilã Clara, no entanto, já caiu nas graças do público. Tanto que, por onde passa, a atriz se surpreende com o assédio das pessoas, que pedem para que a personagem não cometa mais maldades e se case com o italiano Totó. "Acho curioso como é grande a torcida por um final feliz com os dois. Não vejo nisso uma crise de valores, e sim um otimismo das pessoas, que acreditam na ideia de superação", teorizou. A mudança drástica no perfil da antagonista é uma reviravolta inédita na carreira de Mariana. Mas, para a atriz, a grande vantagem da história é levantar uma discussão mais ampla sobre a questão dos valores. "Gera um debate interessante. Será que ter uma criação sem afeto e explorada sexualmente justifica as maldades da Clara? Eu acredito que não", opinou.

No ar em sua 11ª novela, Mariana destaca que Passione trouxe momentos antológicos para sua carreira. E ela cita a cena em que Bete Gouveia, vivida por Fernanda Montenegro, expulsa Clara de casa. "A Clara parecia um bicho enjaulado atacado por todos os lados. São momentos interessantes para mim. Às vezes, tenho a impressão de que faço vários personagens em um só", avaliou a atriz, que faz questão de frisar sua empolgação em contracenar com um elenco de peso, formado por atores como Tony Ramos, Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian, Vera Holtz e Cleyde Yáconis. "É uma bela oportunidade que o Silvio e a Denise estão me proporcionando. Aprendo muito, e não é apenas sobre atuação. Conversamos sobre a vida, política, cinema e um monte de assunto", contou.

O único elemento que faz falta à atriz é voltar a encenar as armações de Clara ao lado de Reynaldo Gianecchini, que vive o ex-comparsa da vilã na trama. "A gente gravava no Minhocão. Eram cenas ótimas, bem soltas. Encontrei o Giane outro dia e ele comentou: "Nossa, a gente nem se encontra mais nessa novela", lembrou, aos risos. E foi ao lado do ator que Mariana protagonizou suas cenas mais ousadas na novela, o que lhe rendeu alguns ensaios sensuais fora dela. "É tudo coisa de momento. A sensualidade é mais um artifício para a atriz. Mais uma faceta para brincar", pontuou Mariana, que passou por várias mudanças no visual para marcar as várias fases da vilã Clara. "No início ela era mais bagaceira. Foram muitas mudanças de figurino, mas que me ajudaram bastante na composição. Por isso digo que são vários personagens em um", ressaltou.

Na saudade

O interesse de Mariana Ximenes pela atuação surgiu aos seis anos de idade, quando interpretou a Cinderela em uma peça da escola. Vários anos mais tarde, após convencer os pais a investir em sua carreira de atriz, ela começou a fazer teatro e trabalhar em campanhas publicitárias, até estrear na TV como a recatada Emília da novela Fascinação, exibida pelo SBT em 1998. Agora, aos 29 anos e com 11 novelas no currículo, Mariana não vê a hora de voltar aos palcos. "Está difícil organizar a vida para pensar nisso, mas tenho lido vários textos. Estou louca para atuar novamente no teatro", destacou.

No entanto, antes de se dedicar a uma peça teatral, Mariana tem outra prioridade: tirar férias assim que Passione terminar. Seguindo uma rotina intensa de gravações de gravações para dar vida à vilã Clara, a atriz assume que pretende esvaziar a agenda para tirar um bom descanso antes de engrenar em novos projetos. "Por enquanto, depois que acabar a novela, eu quero férias. Penso muito nisso", desabafou.

Fonte: Terra