Estácio de Sá é campeã e volta à elite do Carnaval no Rio

Estácio de Sá é campeã e volta à elite do Carnaval no Rio


Logo após a apuração que deu o título do Grupo Especial à Beija-flor, teve início a contagem dos votos do Grupo de Acesso do Carnaval carioca, chamado de Série A, que terminou com a consagração da escola Estácio de Sá como a campeã. Decidida no último quesito, a vitória da escola que leva o nome do bairro onde teria nascido o samba carioca e que já foi Campeã do Grupo Especial em 1992 foi comemorada aos gritos de "É campeão" de sua torcida, que estava presente em grande número na Sapucaí.

A Estácio apresentou um enredo sobre os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e teve alguns problemas com alegorias e fantasias que passaram com falhas de acabamento e de concepção. Uma demora do último carro a entrar na avenida ainda fez a escola ficar parada por alguns minutos e prejudicou a evolução. Mesmo assim, a avaliação dos jurados foi boa. Logo atrás, com uma diferença de três décimos, ficou a Unidos de Padre Miguel, que também havia saído da Sapucaí como favorita ao título.

Homenageando a obra de Ariano Suassuna, a escola vizinha de bairro da Mocidade Independente fez um desfile que impactou pela grandiosidade, beleza e criatividade. Agora, a Estácio de Sá desfilará no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2016, ao lado de Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Portela, Imperatriz, Mocidade, São Clemente, União da Ilha, Mangueira e Vila Isabel.

Fonte: Uol