Estudo confirma que cachorros entendem vozes humanas

De acordo com o estudo, os cachorros processam os sons dos outros cachorros e, com humanos, escutam vozes humanas.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Sussex, na Inglaterra, mostrou que cães entendem o que os humanosn dizem, seja os donos ou desconhecidos. De acordo com o estudo, os cães processam os sons dos outros cachorros e, com humanos, escutam as vozes.

Uma dos autoras da pesquisa, Victoria Ratcliffe, afirma que os sons vão para uma região posta do cérebro do animal. “Os sons que entram em cada orelha vão, principalmente, para o hemisfério oposto do cérebro”, explica. “Se um hemisfério é mais especializado em processar certas informações nos sons, então aquelas informações serão percebidas como se viessem da orelha oposta”, acrescenta.


Foram colocados fones de ouvidos nas orelhas dos cães. Se o cachorro se virasse para a esquerda, após ouvir a fala, isso provaria que o som pareceria ter vindo da esquerda (os dois fones estavam exatamente com o mesmo volume).

Quando escutavam uma voz familiar, com frases bem conhecidas (do tipo, “quieto” ou “deita”), sempre se viram para direita, o que prova que entendem o que está sendo dito. Em outros casos, pareciam decodificar o som no lado direito, virando o corpo sempre para o lado contrário ao escutar o som.

“Não apenas em quem somos e como dizemos as coisas, mas também no que estamos falando”. Óun, tão fofos!”, diz Ratcliffe.

 

Fonte: Exame