Estudo mostra qual pode ser o verdadeiro caminho para a felicidade

O estudo foi realizado em Zurique na Suíça

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagine ganhar R$80,00 por semana durante um período de quatro semanas sem fazer nada. Uma pessoa simplesmente chega e te dá esse dinheiro. O que você faz com ele? Gasta consigo mesmo ou pensa na generosidade e destina o valor a outra pessoa? Qual alternativa você acha que vai te deixar mais feliz e deixar seu mundo mais leve?

Um estudo feito em Zurique, na Suíça, indica que usar o dinheiro para agradar ou ajudar os outros é o que gerará mais felicidade para cada pessoa. O experimento com objetivo de avaliar as consequências da generosidade foi justamente o exemplo citado acima: dar uma quantidade relativa a 25 francos suíços a integrantes de diferentes grupos e avaliar o nível de felicidade de cada um antes e após as quatro semanas.

Só que, no período em que durou o estudo, os 50 participantes tinham ordens a cumprir. Eles foram divididos em dois grupos, sendo que em um deles as pessoas tinham de investir o dinheiro em atividades ou produtos para elas mesmas. Obviamente, o oposto foi orientado aos integrandes do outro grupo, que a cada semana deviam escolher uma pessoa cada e gastar o valor recebido com ela.

Resultados

Além dos próprios participantes do grupo que teve de ser generoso com o dinheiro relatarem maior felicidade no final do estudo, exames de ressonância magnética que foram realizados antes e depois do experimento apontaram que, ao mesmo tempo em que havia uma resposta na parte do cérebro que é ligada à generosidade, esta se comunicava com a que é relacionada à felicidade.

A pesquisa foi publicada no jornal especializado “Nature Communications”. De acordo com os especialistas que conduziram o experimento durante as quatro semanas, a descoberta pode ser importante não apenas para a neurociência, mas para educação, política, economia e até saúde, já que a sociedade costuma subestimar os benefícios da generosidade.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES