Aos 50 anos, morre filho autista do apresentador Jô Soares

Na tarde desta sexta, Jô Soares chegou ao hospital sem falar com a imprensa

Morreu nesta sexta-feira (31) no Rio de Janeiro Rafael Soares, de 50 anos, filho do apresentador Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Samaritano desde quinta-feira com um câncer no cérebro. O velório poderá começar ainda nesta sexta, no Memorial do Carmo, e a cremação está prevista para as 16h de sábado.

Na tarde desta sexta, Jô Soares chegou ao hospital sem falar com a imprensa. Usou uma entrada alternativa, passou pela capela e seguiu direto para o terceiro andar, onde Rafael ficou internado. Mais tarde, sozinho, o apresentador voltou à capela para rezar.

Rafael era autista e nasceu em 1964, fruto do casamento do apresentador com Teresa Austregésilo, com quem ficou casado por 20 anos. No fim da tarde desta sexta, Teresa deixou o hospital bastante abatida, em uma cadeira de rodas, acompanhada por familiares.

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em novembro de 2011, o apresentador comparou o filho ao personagem retratado no filme "Rain Man", interpretado por Dustin Hoffman. "Tenho um filho autista, que tem ouvido absoluto -- você joga um prato no chão e ele [identifica a nota musical]: 'si bemol'. É um pouco o retrato que o Dustin Hoffman pinta no 'Rain Man'. Ele toca piano, mas abotoar a camisa diz que é muito difícil, muito complicado. Só que a fixação que o 'Rain Man' tinha com a televisão, ele tem com o rádio. No quarto dele tem uma rádio montada. E quando ele se apaixona por alguém, ou cisma com uma música que ele acha que é adequada para a pessoa, a vizinhança 'sofre', porque aquilo fica rodando 24 horas.

'Rafael, muda essa música, pelo amor de Deus!' [gritando]", contou o apresentador sobre a personalidade de seu filho. Questionado sobre as poucas vezes em que ele falou ao público sobre sua vida doméstica, o apresentador explicou sua posição. "Não é que eu não fale da vida da minha família. É que não é na conta de ninguém, é só da minha."

Em outra entrevista de 2011, à revista "Rolling Stone", Jô voltou a compará-lo com o personagem de Hoffman e disse que não imaginava ter outro filho. "As pessoas me falam: "Nossa, mas você tem um filho autista..." Mas é um filho que é meu. Não queria ter outro, não queria mesmo. Não imagino o que seria ter outro filho", declarou. Jô Soares comentou sobre sua relação com Rafael também em entrevista à RedeTV. "Eu tenho um filho que é autista, que tem uma série de problemas, alguns problemas que em alguns momentos se agravam. Já é uma condição genética que ele tem. É difícil você se comunicar com um filho que tem dificuldade de se comunicar com você e com o mundo, e o autista é isso. Mas você não pode deixar que isso seja o foco principal da sua vida. É também um foco, tão importante quanto tudo."


Fonte: UOL