Corpo do cartunista Ziraldo será velado no Museu de Arte Moderna no RJ

Cartunista e desenhista, morreu aos 91 anos, na tarde deste sábado (6), em casa, de causas naturais

Corpo do cartunista Ziraldo será velado no Museu de Arte Moderna | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O velório do renomado desenhista e escritor Ziraldo será realizado às 10h deste domingo, dia 7, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), localizado na Avenida Infante Dom Henrique, 85, no Parque do Flamengo, Zona Sul da cidade. O sepultamento está agendado para as 16h30, no Cemitério São João Batista, situado em Botafogo, também na Zona Sul.

ZIRALDO MORREU AOS 91 ANOS EM CASA: Inicialmente agendada para ocorrer na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro, a cerimônia foi relocada de local pela família. Ziraldo, criador de personagens icônicos como os de "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", faleceu aos 91 anos em sua residência, enquanto dormia, vítima de causas naturais. A confirmação veio por meio da família do renomado desenhista na tarde deste sábado, dia 6.

NASCEU EM MINAS GERAIS: Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou sua infância. Como o mais velho de sete irmãos, seu nome foi uma combinação dos nomes de seus pais, Zizinha e Geraldo. Desde cedo, Ziraldo foi um leitor ávido e teve seu primeiro desenho publicado aos seis anos de idade, em 1939, no jornal "A Folha de Minas".

INÍCIO DA CARREIRA: Nos anos 1950, Ziraldo deu início à sua carreira na revista "Era uma vez...". Em 1954, começou a produzir uma página de humor na mesma "A Folha de Minas" onde havia estreado. Em 1957, concluiu sua graduação em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. No mesmo ano, passou a contribuir com as revistas "A Cigarra" e, posteriormente, "O Cruzeiro". Em 1958, oficializou sua união com Vilma Gontijo. O casal teve três filhos: Daniela, Fabrizia e Antônio.

Ziraldo — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil 

SE TORNOU AUTOR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: Na década seguinte, Ziraldo se destacou por seu trabalho no "Jornal do Brasil". Assim como em "O Cruzeiro", ele publicava charges políticas e cartuns. Foi nessa época que surgiram personagens como Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho. Durante esse período, Ziraldo pôde finalmente realizar um "sonho de infância". Ele se tornou autor de histórias em quadrinhos e lançou a primeira revista brasileira do gênero escrita por um único autor, que tratava da "Turma do Pererê".

SEU MAIOR SUCESSO 'O MENINO MALUQUINHO': Enquanto enfrentavam a censura, nomes como Millôr, Henfil, Jaguar, Tarso de Castro, Sérgio Cabral, Ivan Lessa, Sérgio Augusto e Paulo Francis, juntamente com outros colaboradores do jornal, também eram afetados por ela. Um dia após a promulgação do AI-5, em 13 de dezembro de 1968, Ziraldo foi detido em sua residência e levado para o Forte de Copacabana. Em 1969, lançou seu primeiro livro infantil, "FLICTS". A partir de 1979, concentrou-se na literatura voltada para crianças. Seu maior sucesso, "O Menino Maluquinho", foi publicado em 1980 e é considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos.

Corpo do cartunista Ziraldo será velado no Museu de Arte Moderna - Foto: Reprodução

DESENHOU MASCOTES DOS TIMES DA COPA UNIÃO DE 1987: O pai do Menino Maluquinho, Ziraldo, não apenas era um dos maiores torcedores do Flamengo entre os famosos, mas também deixou sua marca no mundo do futebol ao ser contratado pelo Clube dos 13 para organizar o Campeonato Brasileiro de 1987, que ficou conhecido como Copa União. Sua tarefa era desenhar os mascotes dos 16 clubes envolvidos na elite do campeonato. Ziraldo, um fanático por futebol, teve a oportunidade de revisitar e redesenhar o icônico urubu criado por seu amigo Henfil em 1967 no Jornal dos Sports, além de criar mascotes para os outros grandes clubes do Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES