Feijão preto ou branco: Qual é o melhor? Entenda as diferenças

Feijão preto ou branco? Qual é o melhor para a saúde?

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos ingredientes mais presentes nas mesas dos brasileiros, o feijão é sinônimo de força nutricional.Seja no almoço, ao lado do arroz, numa sopa de jantar, na feijoada de domingo ou até na saladinha, essa leguminosa é um dos elementos mais consumidos e utilizados em nossa culinária cotidiana. Contudo, dependendo da região do país, a variação do alimento é um destaque à parte: enquanto uns estados utilizam o feijão branco outros rincões do Brasil preferem o preto em suas receitas.

Tanto nos tipos brancos como os pretos, o feijão é uma leguminosa rica em proteínas, carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, potássio, bem como compostos bioativos e fibra alimentar que auxilia no funcionamento intestinal, reduz a absorção de colesterol e glicose. Esses nutrientes são muito importantes, pois ajudam na regulação da pressão arterial, na reparação e construção muscular, reforça o sistema imunológico e ajuda na prevenção da anemia, entre outras funções.

O Guia Alimentar da População Brasileira (2006), recomenda o consumo diário de 1 porção de leguminosas (feijões), equivalente a 1 concha.

Feijão preto ou branco? Qual é o melhor para a saúde?

Seja preto ou branco, o feijão é um grão extremamente rico em substâncias que reforçam as defesas do corpo, melhoram o trânsito intestinal, entre outros benefícios. Mas, além da cor, há alguma diferença entre eles? Para responder essas frequentes dúvidas, entrevistamos a nutricionista Lidiane Gomes.

- Qual tipo de feijão é melhor? Preto ou branco?

"Ambos os feijões são parecidos e interessantes para a saúde, o ideal é variar os tipos para obter seus nutrientes e evitar uma alimentação monótona"

- Quais são as principais diferenças entre os dois tipos?

"O feijão preto é muito consumido em todo o país, principalmente nas tradicionais feijoadas. É o mais rico em ferro. Já o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que impede a absorção do carboidrato para ser transformado em açúcar. Ele pode ser utilizado para preparar sopas ou saladas e é muito utilizado em dietas para o emagrecimento e é quem proporciona maior sensação de saciedade."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES