Fernando Henrique Cardoso à frente de Bill Gates

Político, que presidiu o Brasil de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de 2003, foi reconhecido pela postura tomada na batalha contra as drogas

Fernando Henrique Cardoso aparece em 11º lugar na lista dos 100 maiores pensadores de 2009 feita pela revista norte-americana Foreign Policy, uma posição acima à de Bill Gates.

O político, que presidiu o Brasil de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de 2003, foi reconhecido pela postura tomada na batalha contra as drogas. FHC é a favor da descriminalização de substâncias como a maconha, como esclareceu em entrevista à Rolling Stone Brasil, publicada na edição de maio, ao afirmar que "o usuário é uma vítima do negócio".

Os editores da Foreign Policy escolheram uma frase para justificar a alta colocação do ex-presidente brasileiro: "Por chamar a guerra contra as drogas pelo que é: um desastre".

Em artigo no Wall Street Journal, assinado junto aos outros ex-presidentes César Gaviria (Colômbia) e Ernesto Zedillo (México), FHC reiterou sua posição no debate, como lembra a publicação. "Políticas proibicionistas baseadas em erradicação, interdição e criminalização do consumo simplesmente não têm funcionado."

O envolvimento de FHC com o assunto tematizará documentário de Fernando Grostein Andrade, que estreou no cinema este ano com Coração Vagabundo, doc sobre Caetano Veloso. As filmagens começaram em agosto.

Confira os dez pensadores globais que ficaram à frente do ex-presidente na lista da Foreign Policy (para ver o ranking completo, clique aqui):

1- Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal, o banco central dos Estados Unidos

2- Barack Obama, presidente dos EUA

3- Zahra Rahnavard, uma das líderes da Revolução Verde iraniana e mulher do candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais no Irã, Mir Hossein Mousavi

4- Nouriel Roubini, economista que previu o estouro da bolha no mercado imobiliário norte-americano

5- Rajendra Pachauri, indiano que preside o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU

6- Bill e Hillary Clinton, ex-presidente dos EUA e atual secretária de Estado do país, respectivamente

7- Cass Sunstein e Richard Thaler, conselheiros na administração de Barack Obama

8- David Petraeus, general que comandou a ocupação das forças norte-americanas no Iraque

9- Zhou Xiaochuan, presidente do Banco do Povo da China

10- Sayyid Imam al-Sharif, cofundador da Al Qaeda e, atualmente, prisioneiro contrário à organização terrorista

Fonte: Terra, www.terra.com.br