Festival de Curitiba inscreve para Mostra Fringe 2011

Em um mês de cadastramento, o Fringe já conta com trabalhos de 12 Estados para a edição do próximo ano.

"Uma maneira simples de voar" é o primeiro espetáculo a ser cadastrado no Fringe - mostra que integra a programação do Festival de Curitiba. O espetáculo será apresentado pela companhia Atores em Metamorfoses, de Mato Grosso, e contará a história da amizade de uma menina e um velho e do sumiço repentino dos dois. O texto é de Ivens Scaff e a direção de Walter Cedro.

Em um mês de cadastramento, o Fringe já conta com trabalhos de 12 Estados para a edição do próximo ano. São trabalhos dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Brasília, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Rondônia.

A participação das companhias de cada região do país revela a importância do Fringe como promotor de artes cênicas de várias formas. Isso é possível devido a simplicidade na realização do cadastramento, a partir de acesso ao site www.fringe.com.br., e a forma que o Festival de Curitiba encontrou para viabilizá-lo - pode participar qualquer companhia de teatro que desenvolva trabalhos cênicos profissionais para apresentação em teatros convencionais, espaços alternativos e na rua.

O Fringe é um dos eventos do Festival de Curitiba e será realizado no período de 29 de março a 10 de abril de 2011. A primeira edição ocorreu em 1998 e desde então a mostra é realizada, sem interrupção, inspirada no Festival de Edimburgo.

O Festival de Curitiba consolidou-se como uma imensa vitrine para artistas e companhias de teatro do Brasil e do exterior. Um espaço para apresentação de espetáculos cênicos, mas também de dança, circo, stand-up, improviso, teatro físico e gastronomia. Abrange propostas tradicionais e também aquelas que propõem desafios ao público e traçam novos caminhos para a arte. Na platéia, gente de todo o Brasil. Nessa caminhada de 20 anos, o Festival de Curitiba firmou a cidade como referência no cenário teatral brasileiro e reservou seu espaço na agenda cultural do país. A primeira edição do Festival de Curitiba aconteceu em 1992 e trouxe ao Paraná grandes nomes do teatro brasileiro, como Antunes Filho, José Celso Martinez Correia e Gabriel Vilella. Desde então, Curitiba transforma-se num imenso palco, onde foram apresentados cerca de 2800 espetáculos para um público estimado em 1,6 milhão de pessoas.

Fonte: Assessoria